Cristovam presta homenagem a José Saramago



O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) apresentou requerimento de voto de pesar pelo falecimento, na última sexta-feira (18), do escritor português José Saramago, aos 87 anos. O autor de O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Memorial do Convento e Ensaio sobre a Cegueira ganhou o único Prêmio Nobel de Literatura dedicado a um escritor de língua portuguesa na história, pelo conjunto de sua obra.

Cristovam destacou a coragem do escritor que se declarava comunista e ateu e que se manteve fiel aos seus princípios por toda vida. Também mencionou sua capacidade de superar dificuldades. Filho de analfabetos, Saramago foi operário e só começou a publicar em idade avançada.

- Saramago não foi omisso diante de nenhum problema da civilização que o abrigou e ajudou a fazer mais bela com sua obra - disse.

Citando o próprio escritor, Cristovam disse que a frase "Entrarei no nada e me dissolverei em átomos" pode valer para pessoas, mas não para a história.

- Sua obra fica. Ele vai inspirar, com seu estilo absolutamente pessoal, gerações e gerações no futuro. Está vivo e ativo na forma da entidade em que se transformou - disse.

Leonel Brizola

Cristovam também lembrou a passagem dos seis anos da morte do político gaúcho Leonel Brizola, um dos ícones do PTB. Defensor da educação "como motora do progresso", nas palavras de Cristovam, "Brizola provou na prática", como governador do Rio Grande do Sul, prefeito de Porto Alegre e governador do Rio de Janeiro, "o que sustentava em suas posições políticas".



21/06/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


JOSÉ JORGE PRESTA HOMENAGEM A JOSÉ ERMÍRIO DE MORAES

Cristovam presta homenagem a Fernando Lyra

JOSÉ JORGE PRESTA HOMENAGEM A DOM HÉLDER

Cristovam presta homenagem aos servidores e destaca papel dos professores da rede pública

Gilvam presta homenagem ao 71º aniversário de José Sarney

Marco Maciel presta homenagem a José Aparecido