Cristovam quer propostas concretas de presidenciáveis para educação



Em discurso no Plenário, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) afirmou que os pré-candidatos à Presidência da República ainda estão devendo à nação propostas concretas para a melhoria da educação. Ele comentou artigo do senador Aécio Neves (PSDB-MG) publicado nesta segunda-feira (21) pela Folha de S.Paulo.

Intitulado “A verdadeira emancipação”, disse o senador, o artigo de Aécio não apresenta propostas para a educação, mas apenas traça um panorama da realidade do ensino público. Na opinião de Cristovam, embora seja positivo um presidenciável abordar a educação como área de grande importância para o país, Aécio repete os demais pré-candidatos ao não propor soluções para a atual situação do setor.

- O artigo é cheio de verdades, de afirmações, de constatações, mas não tem propostas. Se fosse o artigo de um analista, daria uma ótima nota para ele. Se fosse o artigo de qualquer político até daria uma boa nota, mas sendo de um candidato a presidente da República esse artigo não merece o nosso respeito – afirmou.

Segundo Cristovam, apesar de afirmar que “a educação é a principal ferramenta da verdadeira e emancipadora transformação social” e de lamentar que 13 milhões de brasileiros ainda sejam analfabetos, Aécio não disse como vai acabar com o analfabetismo caso eleito.

– Ele não assumiu esse compromisso. E nem disse como faria – pontuou.

Cristovam cobrou de Aécio e de todos os demais presidenciáveis propostas de ações específicas e detalhadas para enfrentar a decadência da educação brasileira.

– O grande problema da má qualidade da universidade brasileira está na educação de base dos alunos que entram na universidade. Quando é que a gente vai ter um candidato a presidente que entenda isso e que se preocupe com a educação de base e diga como vai fazer isso. Felizmente, temos um que escreveu sobre educação, mas, agora, eu quero ver qual deles, ou quais deles vão escrever sobre o que vão fazer, quanto custa, de onde virá o dinheiro – cobrou.

Em aparte, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) afirmou que não cabe em apenas um artigo apresentar diagnóstico e proposta, que ainda falta um ano para as eleições presidenciais e que, até lá, Aécio apresentará propostas para superar “a dramática situação que vive o sistema educacional brasileiro”.



21/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


MARINA SILVA QUER QUE COMISSÃO APRESENTE PROPOSTAS CONCRETAS

Propostas para melhorar educação no Brasil são de Cristovam

Ministro da Educação vai levar propostas de Cristovam para Lula

Capiberibe reivindica propostas concretas para acabar com matança no campo

Cristovam pede aos presidenciáveis que expliquem suas ideias sobre soberania nacional

GERALDO MELO CONCLAMA OPOSIÇÃO A ELABORAR PROPOSTAS CONCRETAS