Propostas para melhorar educação no Brasil são de Cristovam



As 23 propostas sugeridas pelo Comissão de Educação (CE) para melhorar a qualidade da educação no Brasil são de autoria do presidente do colegiado, senador Cristovam Buarque (PDT-DF). A implantação do horário integral em todas as 164 mil escolas públicas brasileiras,a adoção do Programa Escola Básica Ideal e a ampliação do ano letivo, que atualmente é de 200 dias de efetiva atividade escolar, estão entre as propostas da comissão.

Do documento, também constam sugestões para a criação de uma lei de responsabilidade educacional e de uma lei de metas para a educação. Além disso, o texto prevê a substituição do vestibular pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS) - nos moldes do sistema já implantado pela Universidade de Brasília (UnB), que reserva percentual de suas vagas para essa forma de acesso -; a ampliação do número de escolas técnicas de nível médio; a proteção das edificações e dos equipamentos escolares; e a definição de padrões nacionais para todas as escolas brasileiras, incluindo desde o salário dos professores até a instalação física dessas escolas.

Cristovam também sugere a modernização do conteúdo pedagógico, com a inclusão de novos conhecimentos, métodos e instrumentos, desde as primeiras séries do ensino fundamental. Ele propõe ainda que seja instituído um Sistema de Premiação Educacionale um Sistema Nacional de Avaliação e Fiscalização da Educação de Base, com o objetivo de melhorar o ensino no Brasil.

Para que o chamado "PAC da Educação" tenha sucesso, o documento também propõe o envolvimento das famílias e dos meios de comunicação no que Cristovam chamou de "umarevolução educacional" e ainda a construção de um "Pacto da Excelência", para garantir a continuidade do programa.

- É necessário um pacto de todas as lideranças nacionais, principalmente as partidárias, para que o projeto tenha continuidade, quaisquer que sejam os próximos presidentes. Foi assim nos países onde a revolução da educação deu certo. Isso é necessário e é possível no Brasil também - acredita Cristovam.



10/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso tem propostas para melhorar educação, diz Cícero Lucena

Senadores examinam propostas para melhorar a educação básica no país

Cristovam quer propostas concretas de presidenciáveis para educação

Ministro da Educação vai levar propostas de Cristovam para Lula

Cristovam Buarque defende escola igual para ricos e pobres e diz que falta interesse à classe política para melhorar educação

"País precisa de candidatos que apresentem propostas diferentes para o Brasil do futuro", diz Cristovam