Cristovam: recursos do pré-sal têm de ir para a educação
Ao comentar as prioridades do Senado para este ano, Cristovam Buarque (PDT-DF) afirmou que é preciso votar os projetos de lei relacionados à exploração de petróleo na camada pré-sal. Ele alertou, no entanto, que "deve-se ter os cuidados necessários para que a pressa não mate a qualidade do que for decidido nesta Casa".
O senador ressaltou que "o Brasil já teve ouro, açúcar, café e borracha, mas os resultados de sua exploração não mudaram a realidade social do país".
- Não se pode explorar reservas dadas pela natureza de uma maneira irresponsável para o futuro da nação - declarou o parlamentar nesta terça-feira (2).
Para Cristovam, parte dos recursos com a exploração de petróleo tem de ser destinada à educação, "de forma a transformar algo esgotável em algo inesgotável, que é a massa cinzenta do povo brasileiro". Nesse contexto, ele lembrou que há um projeto de lei para que o Fundo Social concentre seus recursos na educação - o Fundo Social está previsto nos projetos relacionados ao pré-sal.
Agência para as crianças
Ao lembrar do recente caso de crianças e jovens desaparecidos na cidade Luziânia, no interior de Goiás, Cristovam defendeu a aprovação de um projeto de sua autoria que cria a Agência Nacional de Proteção à Criança e ao Adolescente. Ele destacou que essa matéria (PLS 50/05 no Senado; PL 4556/08 na Câmara) já foi aprovada pelo Senado e tramita atualmente na Câmara dos Deputados.
- Falta alguém junto ao presidente que possa encarnar a preocupação com as crianças e os jovens - disse o senador, acrescentando que, "se houvesse uma agência do gênero, já haveria alguém do âmbito federal dedicando-se a descobrir que aconteceu com as crianças de Luziânia".
02/02/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cristovam cobra recursos para a educação básica
Cristovam propõe fundo para educação de base com recursos do pré-sal
Cristovam defende destinação de parte dos recursos do pré-sal para a educação
Cristovam Buarque quer recursos do petróleo e etanol para a educação
Cristovam pede projeto de longo prazo para investimento em educação com recursos do pré-sal
Cristovam classifica como desastre redistribuição de 'royalties' sem recursos para educação