Cristovam: sete partidos decidiram propor eleição imediata de novo governador do DF
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) comunicou ao Plenário que dirigentes de sete partidos políticos decidiram, nesta terça-feira (2), propor a eleição imediata de um novo governador para o Distrito Federal, a ser feita indiretamente pelos deputados distritais, o qual teria mandato até o final deste ano. Seria o caminho para que seja evitada uma intervenção federal no DF, que vive uma crise política depois que o governador José Roberto Arruda foi acusado de corrupção e preso, o vice Paulo Octávio, também envolvido no escândalo, renunciou e vários deputados distritais estão também sendo acusados de corrupção. Assumiu o governo o presidente da Câmara Distrital, Wilson Lima, aliado de Arruda.
Cristovam explicou que o novo governador não deve ter ligação política com os atuais deputados distritais e deveria se comprometer com a criação de auditorias para investigar todas as compras de produtos e serviços feitas nos últimos anos, acima de determinado valor. Para ele, só assim a população poderia acreditar que a situação política da capital federal pode mudar, sem intervenção federal. Ele admitiu, no entanto, que os distritais têm de concordar com essa solução.
O grupo quer ainda que o governador que viesse a ser eleito assuma uma lista de compromissos, além das auditorias, como reexaminar o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) do DF. Lembrou a existência de acusações de que deputados distritais teriam sido corrompidos durante a votação do PDOT, para que mudassem a destinação de algumas áreas, beneficiando grupos de empresários.
Cristovam afirmou que a alternativa da eleição indireta de um governador casa "legalidade com legitimidade", pois a população local não confia no atual governador, que saiu dos quadros da Câmara Distrital - ele foi eleito presidente da Câmara depois da renúncia do então presidente, que fora flagrado colocando dinheiro nas meias.
03/03/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Líderes da Minoria, do PSB e do PDT defendem eleição imediata do novo presidente do Conselho de Ética
Cristovam Buarque anuncia que vai à COP 15 propor um novo tipo de postura para os políticos
Eleição traz 20 novos senadores e sete reeleitos
Cristovam vai propor CPI para investigar escândalo no DF
Cristovam irá propor "banco da educação" a países do Mercosul
Renato Casagrande elogia Cristovam por propor homenagem a Darcy Ribeiro