Renato Casagrande elogia Cristovam por propor homenagem a Darcy Ribeiro



O senador Renato Casagrande (PSB-ES) elogiou o também senador Cristovam Buarque (PDT-DF) durante a sessão especial de homenagem a Darcy Ribeiro realizada nesta quarta-feira (21) por iniciativa do parlamentar do PDT.

- Nada mais legítimo que uma homenagem a Darcy Ribeiro patrocinada por Cristovam Buarque - declarou Casagrande, ressaltando a atuação de Cristovam na área da educação.

Casagrande destacou também a vida pública de Darcy Ribeiro, falecido em 1997, lembrando que este exerceu vários cargos no Executivo - como ministro da Educação e vice-governador do Rio de Janeiro -, além de ter atuado no Legislativo como senador. Ele recordou também que Darcy foi relator da proposta que deu origem à Lei 9.394/96 (a Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e foi um dos responsáveis pela criação da Universidade de Brasília (UnB).

Em aparte, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), ao lembrar que Darcy nasceu na cidade de Montes Claros (MG), afirmou que o homenageado foi "um dos mineiros mais ilustres do século passado". Já Marconi Perillo (PSDB-GO) ressaltou que Darcy "pautou sua vida pela defesa da educação". E Pedro Simon (PMDB-RS) recordou que o Centro Integrado de Educação Pública (Ciep), no qual os alunos estudavam em tempo integral, foi criado sob a inspiração de Darcy.

O senador pelo Rio Grande do Sul disse ainda que "é preciso ler 'O povo brasileiro', livro que Darcy escreveu após fugir do hospital, antes de morrer.

21/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Na homenagem do Senado à UnB, Cristovam diz que Brasil precisa resgatar sonhos de Darcy Ribeiro

ROCHA QUER VIABILIZAR HOMENAGEM A DARCY RIBEIRO

Senado faz sessão especial em homenagem a Darcy Ribeiro

Arthur Virgílio lembra Darcy Ribeiro e Lauro Campos na homenagem à UnB

Para Cristovam, causa da educação fez de Darcy Ribeiro um "profeta" do desenvolvimento civilizatório

Cristovam lamenta mortes do filósofo Jean Baudrillard e de presidente da Fundação Darcy Ribeiro