Cristovam teme divisão interna e cobiça externa



Em sessão especial em homenagem ao Exército Brasileiro, nesta quarta-feira (25), o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) reconheceu o valor do Exército na História do Brasil, por assegurar as fronteiras do país. Identificou, no entanto, duas novas ameaças à segurança nacional - a divisão interna e a cobiça externa - situações que, em sua opinião, podem vir a ser solucionadas com a contribuição das Forças Armadas.

Para Cristovam, a divisão interna é uma ameaça porque o Brasil "ainda não é uma Nação, de tão desiguais que são os brasileiros". O senador reconhece que lidar com a essa ameaça interna não é papel das Forças Armadas, e sim da sociedade brasileira, mas destacou a contribuição dessa instituição na formação dos jovens. Como solução para o problema, o senador sugeriu uma revolução educacional.

- Não vejo outra maneira de este país ser seguro, por melhor que sejam equipadas nossas Forças Armadas, se continuarmos divididos: dois países dentro de um só, uma Nação incompleta. Uma revolução educacional tem de ser feita, e não pode demorar - afirmou.

Em relação à cobiça externa, o senador referiu-se especialmente à globalização. Para Cristovam, essa situação faz com que uma "potência imagine que os recursos do mundo são recursos desta potência e de seu modelo social, econômico e cultural".

O senador disse estar preocupado também com que possíveis desarticulações internas em países vizinhos provoquem migrações em massa para o Brasil. Cristovam tem receio ainda em relação à cobiça internacional sobre as riquezas brasileiras, como a Amazônia, a água e a cultura. E desafiou as Forças Armadas a estarem presentes para que ameaças externas não cheguem ao Brasil.

- Para isso, esta Casa tem o compromisso de manter nossas Forças Armadas equipadas com o que houver de mais contemporâneo e moderno, dar recursos para que nossos soldados sejam formados com o máximo de condições de preparo para enfrentar os desafios internacionais que estão diante de nós - afirmou.



25/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Saturnino diz que há cobiça externa por recursos naturais brasileiros e defende a modernização das Forças Armadas

Suplicy apresenta informações do governo sobre as dívidas interna e externa

HELOÍSA HELENA DEFENDE PLEBISCITO SOBRE AS DÍVIDAS INTERNA E EXTERNA

SUPLICY PEDE A MALAN INFORMAÇÕES SOBRE DÍVIDAS INTERNA E EXTERNA

Fogaça: presidenciáveis devem fazer declarações sobre as dívidas interna e externa

Cristovam teme crise de proporções sérias