Crivella anuncia que PL vota contra taxação de inativos



O senador Marcelo Crivella (PL-RJ) anunciou que seu partido votará contra a taxação dos inativos na proposta de emenda à Constituição (PEC) que altera o sistema de previdência dos funcionários públicos. A afirmação foi feita nesta quarta-feira (26), antes da votação em primeiro turno da PEC.

- O Partido Liberal não vota a taxação dos inativos. É um ponto de honra nosso. Precisamos construir uma hipótese melhor - afirmou.

Segundo ele, o PL fez uma proposta para que a tributação dos inativos fosse retirada da PEC, mas o ministro da Previdência Social, Ricardo Berzoini, manifestou-se contrário à medida, uma vez que a cobrança aumentará em R$ 400 milhões a receita da Previdência. O partido então propôs que não fossem taxadas as pessoas portadoras de doenças incapacitantes, proposta acolhida, mas na chamada PEC paralela, que reúne os itens que não obtiveram consenso no Senado.

Crivella afirmou que o PL sabe que a aprovação da PEC é inevitável, pois do contrário haverá um colapso na previdência dos servidores públicos, primeiramente nos estados, depois nos municípios, e finalmente no governo federal. Mas lembrou que os aposentados que passarão a contribuir não conseguirão formas de complementar sua renda, já que no país há 4,5 milhões de desempregados.



26/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Efraim anuncia que apresentará emenda para derrubar taxação dos inativos na reforma Previdenciária

Efraim afirma que PFL vai votar contra a taxação dos inativos

Jefferson Péres apóia decisão do PDT de votar contra taxação dos inativos

Paim espera que STF vete taxação dos inativos

Paim: taxação de inativos a partir de R$ 1.058 não é consenso

Augusto Botelho espera que STF derrube taxação de inativos