Crivella apresenta projetos ampliando proteção trabalhista aos garçons



Em discurso nesta quarta-feira (14), o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) comunicou ao Plenário a apresentação de projetos de lei ampliando a proteção trabalhista para a profissão de garçom. Ele explicou que muitos garçons não têm carteira de trabalho assinada, pois são considerados diaristas. O senador disse que o objetivo de uma de suas propostas é mudar esta situação, de acordo com jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

- Quero aqui enaltecer a figura do garçom, esse brasileiro devotado que exerce uma profissão milenar que, aqui no Brasil, não tem encontrado o prestígio que merece - disse.

O projeto, explicou o senador, estabelece que se o garçom tiver jornada de trabalho de pelo menos três dias por semana (com oito horas diárias) estará configurado o vínculo empregatício. Assim, acrescentou, terá direito a férias, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e aposentadoria, por exemplo.

Outra proposta de Crivella tem por finalidade estabelecer que, a partir das 23h, a gorjeta dos garçons passe a ser de 20% da conta.

- Porque quem trabalha de noite está sujeito à violência, à dificuldade de conseguir transporte. É difícil pegar um ônibus e muitas vezes eles ficam horas e horas esperando uma condução para voltar para casa - argumentou o senador, pedindo apoio aos demais senadores para a aprovação dessas propostas.



14/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Osmar Dias apresenta projetos para modernizar legislação trabalhista

Servidores de embaixadas do Brasil querem mais proteção trabalhista

Crivella quer maior proteção para motoboys

CCJ aprova projetos de interesse da Justiça Trabalhista

Marcelo Crivella pede proteção aos estados produtores e diz que números do substitutivo são falsos

Senado aprova projetos que criam cargos na Justiça Trabalhista de Goiás e do Paraná