Crivella articula continuidade do programa Cimento Social



O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) disse nesta terça-feira (18) que se reuniu com o governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, para dar continuidade ao programa Cimento Social, no Morro da Providência. Ele fez um apelo aos Ministérios da Fazenda e do Planejamento, Orçamento e Gestão pelo empenho imediato da emenda de bancada que destina recursos ao programa e solicitou ao Exército que devolva os recursos que não foram utilizados nas obras programadas.

- Há ali, naquela comunidade, pessoas que já estão na quarta, na quinta geração e não conseguiram terminar suas casas. Mas não abrimos mão, não abdicamos do direito de prosseguir, de fazer justiça, de terminar a obra e de entregar àquela população condições adequadas para sua residência - afirmou.

Crivella lembrou que, em 1864, o Brasil foi invadido pelo exército paraguaio, que contava com 80 mil homens. O Exército Brasileiro tinha apenas 15 mil homens e o imperador dom Pedro II publica uma lei chamada "Voluntários da Pátria", que garantia alforria aos escravos que aceitassem lutar na guerra do Paraguai. Cerca de 30 mil escravos se alistaram e lutaram na guerra. Em 1870, após retornarem ao Rio de Janeiro, os sobreviventes não encontraram trabalho nem moradia. O governo então lhes dá autorização para ocupar provisoriamente o Morro da Providência.

- Assim surge a primeira favela brasileira. Improvisaram as suas casas, os heróis da guerra, no Morro da Providência, que tem esse nome porque disseram a eles: "olha, vocês aguardem porque nós vamos tomar uma providência". Passaram-se 137 anos e o Morro da Providência continua sendo um monumento hediondo e desgraçadamente perpétuo da desigualdade e da exploração do homem pelo homem - afirmou o senador.



18/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marcelo Crivella divulga nota lamentando suspensão do projeto Cimento Social

Crivella propõe limite de 30 quilos para sacos de cimento

Luiz Otávio pede continuidade das ações da Vale na área social

ACM defende continuidade de programa espacial

Continuidade do programa nuclear é questionada

Ministros asseguram continuidade de programa espacial