Crivella manifesta esperança em acordo sobre 'royalties'



O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) manifestou sua confiança no "espírito de ponderação e tolerância" do Senado na construção de uma fórmula em que nenhum estado perca na distribuição dos royalties sobre petróleo. Em pronunciamento no Plenário, nesta segunda-feira (29), ele citou as estimativas das reservas da camada pré-sal , que variam de 30 bilhões de barris, segundo os pessimistas, a 200 bilhões de barris, nas avaliações mais otimistas.

- Todo esse petróleo não deve causar entre nós nenhuma cizânia, nenhum ódio; pelo contrário, deve nos unir na construção de um Brasil que todos queremos que seja rico, poderoso, culto, mas também humano e justo - afirmou.

Crivella recorreu ao ministro da Defesa, Nelson Jobim - que atuou como relator-adjunto da comissão de sistematização da Constituinte - para resgatar o sentido original dos royalties. Jobim relatou que, numa das reuniões, os constituintes chegaram à conclusão de que não dariam o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos estados produtores de petróleo e de energia elétrica, mas os compensariam com os royalties sobre essas atividades.

O senador citou também parecer de Sepúlveda Pertence, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, definindo royalty como uma compensação pelos efeitos socioeconômicos e ambientais causados pela exploração do petróleo.

Federação

Crivella disse que o espírito de federação que une todos os brasileiros é algo muito acima das cláusulas pétreas da Constituição. Por isso, ele questionou se matéria que "avilta dos direitos dos entes federativos" deveria tramitar no Senado.

- Acho que nem deveria tramitar, porque acima de qualquer distribuição de recursos existe um valor maior que a todos precede, que são os direitos federativos da União - observou.

O senador repudiou a formação de uma maioria "com objetivos econômicos e eleitorais" para esmagar o direito de uma minoria, "porque o custo disso será implantado no Brasil: o ódio, a mágoa e o ressentimento entre os irmãos".



29/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ricardo Ferraço manifesta esperança de que presidente vete projeto dos 'royalties'

Marcelo Crivella reclama de acordo na Câmara para distribuição de 'royalties' de contratos já firmados

MAURO MIRANDA MANIFESTA ESPERANÇA NA DUPLICAÇÃO DA BR-153

José Pimentel manifesta apoio à proposta de Wellington Dias sobre 'royalties' do petróleo

Mário Couto manifesta esperança em solução para aposentados

Suplicy manifesta esperança na validação da Lei da Ficha Limpa pelo STF