Magno Malta questiona Funai sobre exclusão de evangélicos de reservas indígenas



O senador Magno Malta (PR-ES) criticou, em pronunciamento nesta quarta-feira (7), decisão da Fundação Nacional do Índio, tomada em janeiro, de retirar as igrejas evangélicas das reservas indígenas. Para o senador, essa decisão da Funai pode acabar redundando na generalização de uma política anti-evangélica, excluindo demais igrejas de reservas indígenas de todo o país.

- As igrejas evangélicas trabalham, sobretudo, com a recuperação de índios vítimas da sua própria socialização, principalmente alcoólatras e depressivos que, sem a orientação dos pastores, acabam optando pelo suicídio - afirmou o senador, ressaltando ser voz comum entre as comunidades assistidas pelas igrejas "que só tem sossego o índio que é evangélico".

Para o senador, a Funai teria optado por manter uma política de afastamento de entidades sociais nas reservas, incluindo igrejas, por vontade dos próprios índios, temendo a perda de sua identidade cultural com o estímulo a uma tradição que não faz parte dos costumes da aldeia.

- Nesse caso, amanhã a Polícia Federal também não entrará nas reservas que isolam o país, mas o narcotráfico com certeza entrará - alertou o parlamentar, lembrando que as igrejas evangélicas são missionárias e que o estado brasileiro é laico, ou seja, separado da igreja, sendo livre a escolha religiosa.

CPI da Pedofilia

Na condição de presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Pedofilia , Magno Malta anunciou que na terça-feira (13) a CPI vai abrir o sigilo do Orkut de alvos (suspeitos) da comissão, fornecidos pelo Google.

- Vamos promover ainda a quebra do sigilo telefônico destes usuários - acrescentou, lembrando que existem 19 mil denúncias contra supostos pedófilos.



07/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Magno Malta critica ministro Gilberto Carvalho por declaração sobre evangélicos

Magno Malta recebe evangélicos contrários à criminalização da homofobia

Ana Amélia critica atuação da Funai na demarcação de reservas indígenas

Magno Malta reclama de sua exclusão de reportagem em programa de TV

Valter Pereira condena demarcação de reservas indígenas por meio de portarias da Funai

Magno Malta questiona validade da divisão dos 'royalties' conforme relatório de Vital do Rêgo