Cultura: Mário Quintana é homenageado no MIS



Evento marca o centenário do escritor e o recebimento da documentação audiovisual sobre suas obras

O Museu da Imagem e do Som (MIS) comemora, nesta quinta-feira (20), o centenário de Mário Quintana e o recebimento da documentação audiovisual sobre o escritor e suas obras. Todo o material foi doado pela Casa de Cultura Mário Quintana de Porto Alegre e poderá ser consultado pelo público a partir desta data. A entrada é franca.

Mário Quintana nasceu na cidade de Alegrete (RS), em 1906. Com 7 anos, auxiliado pelos pais, aprende a ler tendo como cartilha o jornal Correio do Povo.  Em 1915, ainda em Alegrete, freqüentou a escola do mestre português Antônio Cabral Beirão, onde conclui o curso primário. Foi matriculado no Colégio Militar de Porto Alegre, em regime de internato, no ano de 1919. Começa a produzir seus primeiros trabalhos, que são publicados na revista Hyloea, órgão da Sociedade Cívica e Literária dos alunos do Colégio.

O ano de 1934 marca a primeira publicação de uma tradução de sua autoria: Palavras e Sangue, de GiovanniPapini. Começa a traduzir para a Editora Globo obras de diversos escritores estrangeiros, como Charles Morgan, Rosamond Lehman, Proust ,dentre outros. O poeta deu uma imensa colaboração para que obras como o denso Em Busca do Tempo Perdido, do francês MarcelProust, fossem lidas pelos brasileiros que não dominavam a línguafrancesa. Falece, em Porto Alegre, no dia 5 de maio de 1994, próximo de seus 87 anos, o poeta e escritor Mario Quintana.

Homenagem a Mário Quintana

Dia 20 (quinta-feira), às 20h. Grátis

Museu da Imagem e do Som (

07/18/2006


Artigos Relacionados


Cultura: MIS faz homenagem nos 100 anos do poeta Mário Quintana

Mário Quintana foi um poeta do cotidiano, diz Zambiasi

Paim celebra centenário de nascimento de Mário Quintana

Zambiasi lembra centenário do poeta Mario Quintana

Simon lê versos para homenagear centenário de Mário Quintana

Paim promete mínimo de US$ 100 e lembra os dez anos da morte de Mário Quintana