Currículo escolar pode incluir história e cultura afro-brasileiras



Projeto que inclui no currículo oficial da rede de ensino a história e a cultura afro-brasileira poderá ser votado na sessão de terça-feira (29). A proposta, de iniciativa da deputada Esther Grossi (PT-RS), recebeu parecer favorável da Comissão de Educação , onde foi relatada pelo senador Geraldo Cândido (PT-RJ).

De acordo com a proposta, o conteúdo programático incluirá o estudo da história da África, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro na história do Brasil. Os conteúdos referentes à temática serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar do ensino fundamental e médio, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.

Na justificativa da matéria, a deputada explica que seu objetivo com a proposta é restaurar a contribuição do povo negro no desenvolvimento do país. O senador Geraldo Cândido, em seu relatório, afirma que a inclusão da história e da cultura afro-brasileira no currículo da rede de ensino poderá contribuir para a formação da consciência social do jovem brasileiro.

Em seu relatório, o senador cita estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), segundo o qual a taxa de desemprego dos homens negros, em 1999, era da ordem de 11%, contra uma taxa de 7,5% dos homens brancos. Entre as mulheres, as taxas foram 16,5% e 12,5%, respectivamente. Ele também defende como ação afirmativa para diminuir a desigualdade racial no Brasil a fixação de cotas para a admissão de negros em órgãos públicos e universidades.



21/10/2002

Agência Senado


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