Presidente da Fiesp defende derrubada de veto que mantém adicional de 10% sobre FGTS



VEJA MAIS

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, defendeu nesta terça-feira (13), em encontro com o presidente do Senado, Renan Calheiros, a rejeição pelo Congresso Nacional do veto integral da presidente Dilma Rousseff ao projeto que extinguia a multa adicional de 10% sobre o FGTS em caso de demissão sem justa causa.

Skaf, que tem uma série de reuniões agendadas com parlamentares nesta terça-feira, lembrou que a finalidade original da contribuição extra já foi cumprida. A multa foi criada em 2001 para compensar os prejuízos na conta do FGTS gerados por perdas causadas por planos econômicos.

- Esses 10% oneram todas as empresas brasileiras, o trabalhador não recebe e aumenta apenas a arrecadação para o governo - destacou o presidente da Fiesp.

Segundo o governo, o fim da multa, previsto no Projeto de Lei Complementar  198/2007,  causaria perda de R$ 3 bilhões por ano no FGTS. O governo argumenta que esses recursos são necessários para outras finalidades como  a construção de casas próprias do programa Minha Casa, Minha Vida.

Sessão do Congresso

O veto (VET 27/2013) será examinado pelos parlamentares, em sessão do Congresso Nacional na próxima terça-feira (20), às 19h, conforme as novas regras definidas (Resolução 1/2013).  A sessão foi convocada pelo presidente do Senado.

Segundo o senador Romero Jucá (PMDB-RR), Executivo e parlamentares da base de apoio ao governo no Congresso Nacional  já trabalham com a possibilidade de derrubada do veto e buscam alternativas que garantam recursos para os programas governamentais.

- A alternativa pode ser o envio de uma nova medida do governo acabando com essa cobrança e criando um novo tipo de mecanismo que aloque recursos para construção popular. Isso está sendo discutido com o governo e acredito que podemos chegar a um bom entendimento - afirmou Jucá.



13/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cyro Miranda defende derrubada de veto ao fim da multa adicional sobre FGTS

Paulo Bauer cobra derrubada de veto ao projeto que extingue multa adicional de 10% sobre o FGTS

Armando Monteiro defende derrubada do veto à multa de 10% sobre FGTS

Paulo Bauer defende derrubada do veto ao fim da multa rescisória sobre FGTS

Ana Amélia defende rejeição do veto ao fim da multa adicional sobre o FGTS

Vídeo | Base do governo negocia alternativa a veto que mantém adicional de 10% do FGTS