Cyro Miranda: 'Governo não pode empurrar denúncias para debaixo do tapete'




Em pronunciamento nesta quarta-feira (17), o senador Cyro Miranda (PSDB-GO) criticou o que considera corrupção endêmica no governo da presidente Dilma Rousseff. Após relembrar denúncias recentes de irregularidades em diversos ministérios, o senador afirmou que não é possível "empurrar o lixo para debaixo do tapete" e tentar diminuir a importância dos escândalos.

- Em entrevista à [revista] Carta Capital, ela diz que tem que gastar o seu tempo tratando dos assuntos que resolvem os problemas do país. Presidente Dilma, talvez nenhum outro problema no Brasil seja mais grave do que a corrupção endêmica verificada em seu governo! - advertiu.

Para ele, as demissões recentes tiveram a intenção de silenciar os protestos da oposição. O senador considera que o governo tem de agir antes que a imprensa denuncie casos de corrupção.

- Se o governo Dilma não quiser ser capturado por esse mal e se tornar altamente ineficiente, terá de se colocar à frente dos acontecimentos, agir de forma antecipada e não a reboque da imprensa - defendeu.

Cyro Miranda lamentou que, no Brasil, não haja notícia de nenhuma autoridade que tenha sido condenada a pena de reclusão por corrupção e pediu penas severas aos responsáveis pelo suposto desvio de recursos públicos no Ministério do turismo.

- Se tivéssemos um país onde prevalecesse o estrito cumprimento da lei, muita gente graúda passaria um bom tempo trancada numa das unidades do sistema prisional brasileiro - afirmou o senador, que também julgar necessário fazer uma reforma na estrutura do Estado para evitar a predominância dos interesses privados.

O senador citou, ainda, estudo da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) publicado em 2010 que aponta um prejuízo de R$ 69 bilhões por ano gerado pela corrupção do Brasil. Ele observou que com esse dinheiro seria possível resolver muitos dos problemas em áreas como educação e saúde e ainda combater a miséria no país.



17/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito denuncia manobra do governo para "colocar fatos debaixo do tapete" na CPI das ONGs

Congresso tem o dever de investigar denúncias de corrupção no governo, diz Cyro Miranda

Cyro Miranda: Governo deve esclarecimentos sobre denúncias envolvendo a Petrobras

Cyro Miranda diz que política econômica do governo pode comprometer estabilidade

Cyro Miranda diz que política econômica do governo federal pode trazer a inflação de volta

Cyro Miranda diz que punição dos vândalos não pode ser relacionada com terrorismo