Decisão sobre a Presidência da República fica para o segundo turno



Os quase 126 milhões de eleitores brasileiros deverão voltar às urnas no último domingo do mês de outubro (dia 29) para definir, em segundo turno, quem ocupará a Presidência da República e os governos de dez estados. Com 99,80% dos votos apurados, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou que o candidato à reeleição, presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, alcançou 48,60% do total de votos válidos e irá disputar com o segundo colocado, o candidato pelo PSDB, Geraldo Alckmin, que ficou com 41,64% dos votos.

A senadora Heloísa Helena, do PSOL, ficou em terceiro lugar, com 6,86% votos, e o senador Cristovam Buarque, do PDT, somou 2,65%. Os demais candidatos ficaram, no total, com 0,25% dos votos válidos. A soma de todos os candidatos superou em mais de 2% o total de votos de Lula, o que força a realização do segundo turno.

De acordo com os dados divulgados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que obteve mais de 46 milhões de votos, venceu nas Regiões Norte e Nordeste, enquanto Geraldo Alckmin recebeu a maioria dos votos das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste. No Nordeste - segundo maior colégio eleitoral do país (34.133.740 eleitores) -, Lula ficou com quase 67% do total de votos válidos.

Já Alckmin, que recebeu 39,5 milhões de votos, alcançou seu melhor percentual na Região Sul, com cerca de 55% dos votos. Na Região Sudeste, que concentra quase 55 milhões de eleitores, a disputa entre os dois candidatos, no primeiro turno, terminou apertada, com 45,14% dos votos para Alckmin e 43,33% para Lula.

Nos estados, a distribuição dos votos foi menos equilibrada, em números gerais. Geraldo Alckmin ganhou em dez estados (Acre, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo) e no Distrito Federal. Lula foi vencedor nos outros 16 estados (Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins). As maiores votações para cada candidato aconteceram no estado do Amazonas, em que Lula obteve 78% dos votos, e em Roraima, em que Alckmin alcançou quase 60% do total de votos.



02/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lula e Serra disputam segundo turno para Presidência da República

Decisão sobre presidência da Comissão de Educação fica para o próximo dia 24

Haverá segundo turno para presidente da República, diz Heráclito

Paulo Octávio espera segundo turno para presidente da República

Votação da PEC do Voto Aberto em segundo turno fica para terça que vem

SESSÃO PLENÁRIA/Edemar Vargas comenta decisão do PTB para o segundo turno