Decisão sobre documento único está na pauta da CCJ



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) pode votar na próxima semana, em caráter terminativo, projeto do senador Pedro Simon (PMDB-RS) que prorroga por mais cinco anos o prazo que o Poder Executivo tem para implementar o registro civil único. O projeto, se aprovado, também servirá para restituir o valor legal aos documentos portados atualmente pelos brasileiros.

A explicação para o ocorrido é a seguinte: em 7 de abril de 1997, foi promulgada a lei que instituiu o número único de registro de identidade civil. Essa lei definia um prazo de 180 dias para a regulamentação do novo dispositivo legal e mais 180 dias para o início de sua implementação. Nenhuma das duas medidas foi tomada. E ainda, como alertou o senador Moreira Mendes (PFL-RO), em discurso proferido nesta semana em Plenário, os documentos atuais perderam sua validade no último dia 7, pois a lei também definia que em um prazo de cinco anos todos os documentos estariam vencidos.

Manter a validade dos atuais documentos tanto dos residentes no país quanto dos que moram no exterior é a preocupação de Simon, que também é o autor da proposta original. O projeto em tramitação na CCJ ainda não tem relator indicado. Se a matéria for aprovada pela comissão, seguirá para a Câmara dos Deputados, salvo se houver recurso para que seja submetida ao Plenário.

Como será o documento único

Como não existe ainda a regulamentação de como será o documento único, não é possível prever seu formato ou a entidade que vai centralizar as atividades para sua implementação. O que se sabe, pela definição do projeto de Simon, é que o novo documento deverá substituir a carteira de identidade, a carteira de habilitação, o cadastro de pessoa física (CPF) e o título de eleitor. Ele servirá para que todo o cidadão, nato ou naturalizado, seja identificado em suas relações com a sociedade e com os organismos governamentais e privados.



12/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Justiça Eleitoral faz campanha para divulgar decisão sobre documento único nas eleições

Projeto que cria Sistema Único de Assistência Social está na pauta da CAE

CCJ aprova gratuidade de documento único de identidade

Sarney reúne em único documento defesa contra acusações sofridas nos últimos seis meses

Desobstrução da pauta permitirá decisão sobre oito PECs

ACM DIVULGA DOCUMENTO EM QUE MÉDICOS CRITICAM DECISÃO DO CADE