Deficiência após retirada de câncer de mama pode assegurar isenção de IPI na compra de veículos
Pessoas submetidas à remoção total ou parcial de linfonodos axilares ou inguinais que comprometa a mobilidade dos membros podem receber desconto do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de automóveis. É o que prevê projeto de lei da senadora Ana Amélia (PP-RS), que altera a lei que trata da isenção de IPI na aquisição de automóveis (lei 8.989/1995). A matéria foi aprovada nesta quarta-feira (23) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e segue para exame da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), para decisão terminativa.
O projeto de lei (PLS 241/2011) original visa incluir na legislação esses pacientes que passam a ser considerados pessoas com deficiência, e portanto, a terem o benefício garantido. Emenda da relatora, a senadora Ana Rita (PT-ES) deixa claro que o direito ao desconto do IPI é concedido na hipótese de o procedimento terapêutico ou doença adquirida resulte em limitação dos movimentos.
Ao justificar o projeto, Ana Amélia explicou que, em cirurgias para tratamento do câncer de mama, pode ocorrer uma linfadenectomia axilar – ou retirada radical dos linfonodos axilares – para evitar reincidência ou propagação da doença. No entanto, observou, esse procedimento causa acúmulo de líquidos (linfedema) por deficiência de drenagem linfática em até 40% das mulheres. Essa disfunção não tem tratamento e pode evoluir para graves deformidades e limitação significativa dos membros.
Para evitar a linfedema, argumentou a autora, é recomendado que mulheres submetidas à mastectomia radical realizem esforços do lado operado ou movimentos repetitivos com o braço. Isso, sustentou a senadora, exige que essas mulheres conduzam veículos adaptados que facilitem a sua condução.
Ana Amélia informou que o Rio Grande do Sul é o estado com maior incidência de câncer de mama do Brasil, e que a doença ainda tem alto índice de ocorrência no Brasil. A senadora ainda ressaltou que a proposta foi elaborada a partir de sugestão da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) e de colaborações de várias entidades que participaram de audiências públicas na CAS.
23/05/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Todos os portadores de deficiência poderão ter isenção de IPI na compra de veículos
Motoristas com deficiência auditiva poderão ser incluídos em benefício de isenção de IPI na compra de veículos
Inácio Arruda quer assegurar acesso das mulheres a ações de controle do câncer de mama pelo SUS
CDH aprova garantia de reconstrução imediata da mama após retirada de tumor
Cirurgia plástica de mama poderá ser feita logo após retirada de tumor
CAE VOTARÁ ISENÇÃO DE IPI NA COMPRA DE VEÍCULOS POR COOPERATIVAS