Deficiente auditivo deve ter direito a isenção de IPI na compra de carro nacional



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (27) projeto de lei que estende aos deficientes auditivos a isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na aquisição de automóveis de passageiros de fabricação nacional. A proposta pode ser encaminhada à Câmara dos Deputados caso não haja recurso para apreciação no Plenário do Senado.

O autor, senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), informou que desde 1995 as pessoas portadoras de deficiências têm direito a isenção de IPI na compra de carros. Entretanto, esse benefício exclui os deficientes auditivos, cuja integração à sociedade o senador considerou "penosa e notória".

Em relatório sobre a proposta, o senador João Vicente Claudino (PTB-PI) disse que a exclusão dos deficientes auditivos do benefício previsto na Lei 8.989/95 "é incoerente e os equipara aos indivíduos sem deficiência física, não atentando para as limitações e dificuldades de quem está desprovido do sentido da audição".

Conforme o relator, o mérito do projeto (PLS 646/07) é indiscutível, "pois a medida proposta corrige inexplicável distorção da legislação tributária, consubstanciada na injusta exclusão dos deficientes auditivos dos benefícios já aplicáveis aos autistas e aos deficientes mentais e visuais".



27/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE aprova isenção de IPI para deficiente auditivo comprar carro

Crivella defende projeto que isenta deficiente auditivo de IPI para compra de carro

Proposta que concede a deficiente auditivo isenção de IPI na compra de veículos volta a tramitar na CDH

Carro para deficiente auditivo poderá ficar isento de IPI

CDH vota projeto que isenta de cobrança de IPI compra de automóvel por deficiente auditivo

Flávio Arns quer isenção de IPI para compra de transporte escolar de deficiente