Deficientes auditivos poderão receber isenção de IPI na compra de automóvel



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) analisa nesta terça-feira (6) projeto de lei que estende aos deficientes auditivos a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na aquisição de automóvel. A matéria é de autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) e já havia sido aprovada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Na CAE, a proposta será votada em caráter terminativo.

Desde 1995, de acordo com a Lei 8.989/95, as pessoas com deficiência já recebem a isenção do IPI para aquisição de automóveis de passageiros de fabricação nacional, disse o autor da proposta (PLS 646/07). Ao não incluir os deficientes auditivos entre os beneficiários da medida, observou Crivella, o legislador os colocou na mesma condição das pessoas que não apresentam nenhuma deficiência.

- Parece-nos incoerente que somente os deficientes auditivos não sejam beneficiados, uma vez que a dificuldade de integração à sociedade é penosa e notória - ressaltou o senador, ao afirmar que a proposta poderá corrigir essa injustiça em relação a esses brasileiros.

O relator na CAE, senador João Vicente Claudino (PTB-PI), também concordou tratar-se de uma injustiça. Para ele, a proposta vai corrigir "inexplicável distorção" da legislação tributária, que excluiu os deficientes auditivos dos benefícios já aplicáveis aos autistas, deficientes físicos, mentais e visuais.

05/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim propõe que deficientes auditivos tenham isenção de IPI na compra de automóveis

CAE vota isenção de IPI em automóveis para deficientes auditivos

Deficientes auditivos poderão utilizar telefones públicos

CDH aprova projeto que prevê isenção de IPI na aquisição de automóveis por deficientes auditivos

Rádios e TVs poderão ter que ser vendidos adaptados para deficientes auditivos

PATROCÍNIO DEFENDE ISENÇÃO DE IMPOSTO NA COMPRA DE CARRO POR DEFICIENTES