Delcídio Amaral aponta logística como principal gargalo para desenvolvimento do Centro-Oeste



A precariedade do sistema logístico, sobretudo no setor de transportes, é o principal obstáculo a ser superado para se alcançar o desenvolvimento da região Centro-Oeste, disse nesta quarta-feira (9) o senador Delcídio Amaral (PT-MS). Ele relatou em Plenário sua participação em debate sobre a região realizado na sede do jornal O Estado de S. Paulo.

De acordo com o parlamentar, o gargalo na infra-estrutura de transportes faz com que o agronegócio, mesmo sendo um dos mais eficientes do mundo, tenha perdas relevantes de competitividade. Para ele, uma das saídas possíveis para o problema seria a ampliação das parcerias público-privadas na área de transportes.

- É absolutamente fundamental que os leilões das concessões dêem certo. O governo federal, que nos primeiros editais não ofereceu as condições necessárias de atratividade a esses projetos, procurou rever, com humildade, suas posições e trabalhar numa proposta que atraísse investidores privados. Uma proposta que proporcionassse a criação de parcerias público-privadas que eu acho que é o perfil mais adequado para o país - disse.

Quanto à burocracia, Delcídio Amaral disse também, durante o debate promovido pelo Estadão, que os licenciamentos ambientais, tanto com relação ao Instiituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e aos órgãos estaduais na região, são lentos e "complicados".

De acordo com Delcídio, um dos objetivos de sua exposição foi tentar esboçar um perfil mais amplo do Centro-Oeste, não colocando a região apenas como a maior produtora de produtos primários do país, como grãos e carne, mas também ressaltando o crescimento de atividades que resultam em produtos de maior valor agregado, tais como a produção de etanol, inclusive do etanol de segunda geração, obtido através de fontes celulósicas, como por exemplo o bagaço de cana.

Para as zonas de fronteira da região, Delcídio Amaral defendeu a implementação de novas políticas públicas que garantam vida digna às populações e impeçam o crescimento do tráfico de drogas e armas.

Em aparte, o senador Luiz Henrique (PMDB-SC) parabenizou o colega pelo pronunciamento, e ressaltou a importância da atuação da Embrapa nos países vizinhos ao Brasil como forma de potencializar o desenvolvimento dos estados brasileiros fronteiriços.



09/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Delcídio aponta bases para desenvolvimento do oeste do país

Empresas aéreas apontam sobrecarga nos aeroportos como principal gargalo do setor

Jayme Campos aponta sucesso do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste

Alvaro Dias aponta a infra-estrutura como gargalo da economia brasileira

Comissão de Infraestrutura discute projeto de transporte e lógistica no Centro-Oeste

Custeio da máquina é uma das grandes dificuldades dos prefeitos, aponta Delcídio Amaral