Delcídio Amaral propõe criação da Embrapa S/A



O senador Delcídio Amaral (PT-MS) apresentou nesta terça-feira (3) uma proposta de alteração jurídica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de 100% estatal para sociedade de economia mista de capital aberto, com a maioria das ações em poder do governo federal e o restante em bolsa de valores, nos mesmos moldes da Petrobras. Segundo ele, a mudança modernizaria, agilizaria e diminuiria a burocracia da empresa, além de facilitar o alcance dos objetivos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Delcídio Amaral argumentou que, ao longo dos anos, a atividade operacional da Embrapa "vem sendo engessada ante os rigores da legislação federal para órgãos da administração direta e indireta".

- Além do mais, vem sendo comprometida a sua flexibilidade operacional, dando lugar à tradicional burocratização, que obstaculiza a velocidade dos procedimentos normais, muito comuns na iniciativa privada ou em empresas de economia mista - afirmou.

Na avaliação do senador, devido a essa rigidez operacional, os valores destinados à pesquisa, fundamentais para o desenvolvimento do setor produtivo rural brasileiro, e da manutenção da empresa na vanguarda do desenvolvimento do agronegócio, praticamente deixaram de existir dentro da empresa. Ele disse que a Embrapa consome 70% do seu orçamento para cobrir custos de pessoal, encargos e despesas de custeio.

Em aparte, o senador Augusto Botelho (PT-RR) disse que a proposta "dá músculos e agilidade" para que o Brasil possa competir internacionalmente. O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) lembrou que o trabalho desenvolvido pela Embrapa propiciou um salto de qualidade na agropecuária brasileira. Ele disse que a proposta de mudança isenta a empresa de aparelhamento político-partidário, podendo se dedicar integralmente à pesquisa científica. O senador Mão Santa (PMDB-PI) concordou que é preciso apoiar e modernizar cada vez mais a Embrapa.



03/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Delcídio do Amaral propõe solução negociada para crise na Siria

"Agora, devemos pensar efetivamente na reforma tributária", propõe Delcídio Amaral

Delcídio Amaral propõe debate sobre petróleo e critica proposta de nova lei para o setor

Delcidio propõe criação do Mercoeste

Delcídio propõe a criação de títulos da dívida pública para indenizar colonos retirados de terra indígena

Delcídio Amaral comemora aprovação da MP das Hidrelétricas