Delcídio defende propostas do governo para novo marco regulatório do petróleo



O senador Delcídio Amaral (PT-MT) defendeu na noite desta quarta-feira (5) os quatro projetos que propõem um novo marco regulatório para a exploração do petróleo. Delcídio é relator, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do projeto (PLC 8/10) que estabelece regras para a capitalização da Petrobras - a seu ver, o mais importante deles, já que tem por finalidade dotar a estatal de recursos para a exploração da camada pré-sal.

Além do PLC 8/10, estão na pauta do Plenário o PLC 309/09, que cria a Petro-Sal; o PLC 7/10, que cria o Fundo Social com recursos do pré-sal; e o PLC 16/10, que cria o regime de partilha para exploração do pré-sal e altera o regime de distribuição dos royalties do petróleo.

Delcídio rebateu as críticas feitas ao mérito e à constitucionalidade dos projetos, alegando que todos foram fruto de anos de pesquisa por parte de técnicos gabaritados do governo e que não se desviam do que estabelece a Carta Magna no que se refere à exploração do petróleo. Além disso, ele frisou que as mudanças propostas são inspiradas em experiências bem sucedidas apuradas em várias partes do mundo.

- Estamos diante de um desafio espetacular, no sentido de construir uma grande nação. Os países que tem tecnologia e mercado, hoje, não têm petróleo suficiente para atender às suas necessidades. Temos que aproveitar essa oportunidade, pra que o pré-sal seja uma riqueza que proporcione às futuras gerações uma vida melhor - disse.



05/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Representante do governo defende novo marco regulatório para a comunicação

Novo marco regulatório para o petróleo estará em debate na CAE

CI examina propostas que tratam do novo marco regulatório do saneamento básico

Ideli defende mudanças no marco regulatório do petróleo

Gabrielli defende mudanças no marco regulatório do petróleo

João Pedro defende alterações no marco regulatório do petróleo