Delegação da CRE entrega a magistrados panamenhos denúncias feitas pela CPI da Pedofilia



O senador Virgínio de Carvalho (PSC-SE) entregou ao presidente da Corte Suprema de Justiça do Panamá, Harley J. Mitchell, nesta terça-feira (2), documentos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia sobre a hospedagem de sites com fotos de abuso sexual contra menores de idade em servidores do Panamá. O magistrado e a vice-presidenta da corte, Esmeralda Arosemena de Troitiño, prometeram tomar providências em relação à denúncia.

O senador encontra-se no Panamá com uma comitiva da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), da qual fazem parte também o presidente da comissão, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), o vice-presidente da CRE, Eduardo Azeredo (PSDB-MG), e os senadores Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), e Marco Antônio Costa (DEM-TO). A delegação já passou pela Guiana e visitará ainda Jamaica, República Dominicana e Haiti.

Durante a visita à Corte Suprema de Justiça panamenha, o senador Heráclito Fortes destacou que os parlamentares da CRE buscam, nessa viagem de diplomacia parlamentar, aproximar os povos dos dois países. 

- Queremos fazer o que a diplomacia oficial às vezes não consegue devido à liturgia do cargo: buscamos o entendimento - afirmou Heráclito.

Durante o encontro com os senadores, a juíza Esmeralda Troitiños destacou a cooperação entre Brasil e Panamá, no campo educacional, e também a relevância internacional da legislação brasileira na proteção de crianças e adolescentes.

O presidente da Corte Suprema de Justiça, Harley Mitchell, sublinhou a política de solidariedade que o Brasil tem com os outros países da América Latina e disse que o nosso país é um "exemplo digno de admiração quanto ao desenvolvimento econômico, social e desportivo".

Ainda nesta terça-feira, os parlamentares encontraram-se com o presidente da República do Panamá, Martín Torrijos e com o presidente da Assembléia Nacional do Panamá, Raúl Rodriguez Araúz, também com o objetivo de promover a aproximação entre os dois países.

Durante a visita dos parlamentares brasileiros, Raúl Arúz declarou apoiar a proposta de ampliação do número de membros permanentes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para incluir o Brasil. O parlamentar afirmou ser importante ter entre os membros do conselho países "comprometidos com a paz internacional e com os esforços da ONU para erradicar a pobreza, o terrorismo, o narcotráfico e ameaças como a Aids".

Na quarta-feira pela manhã os parlamentares partem para Kingston, capital da Jamaica, onde encontrarão autoridades locais, como o primeiro-ministro jamaicano, Bruce Golding, e os presidentes da Câmara e do Senado da Jamaica, respectivamente Delroy Chuck e Oswald Harding.

O senador Eduardo Azeredo deixa a comitiva antes da viagem para a Jamaica. Ele apresentará palestra sobre legislação de combate aos crimes cometidos pela Internet em congresso promovido pela Organização dos Estados Americanos (OEA). O encontro será em Bogotá, na Colômbia, nos dias 2 e 3 de setembro.



02/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


CPI da Pedofilia fará levantamento de denúncias feitas pelo bispo de Marajó

CGU apura denúncias feitas por programa de TV

Requião pede investigação de denúncias feitas por ACM

Peixoto apresenta denúncias feitas por ex-militante do MST

Alvaro Dias: denúncias contra a Petrobras são feitas há anos

Mário Couto pede à PF que investigue denúncias feitas contra ele