Demóstenes confirma alerta de espionagem feito por Abrão
O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) confirmou nesta quarta-feira (17) a conversa que teve no dia 28 de setembro, em Goiânia, com o empresário e ex-deputado Pedrinho Abrão. Segundo Demóstenes, nesse encontro o empresário lhe disse que Francisco Escórcio, então assessor do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), estava espionando o parlamentar do DEM e o senador Marconi Perillo (PSDB-GO), já que os dois seriam favoráveis à cassação de Renan.
"Eles estão achando que eu sou bandido", disse o empresário a Demóstenes, de acordo com o senador. Abrão contou que Escórcio o chamou para uma conversa no escritório do advogado Eli Dourado para lhe propor que fotografasse Demóstenes e Perillo embarcarem em jatinhos emprestados por empresários. As fotos seriam feitas no hangar que Abrão mantém no aeroporto de Goiânia.
- Estou esperando as cópias do depoimento do Abrão ao Tuma - disse Demóstenes, referindo-se à diligência feita na capital goiana pelo corregedor do Senado, Romeu Tuma (PTB-SP), durante a qual Abrão negou o encontro com Escórcio.
Demóstenes diz ter ouvido do empresário que Escórcio lhe falou sobre outras investigações clandestinas que estaria coordenando em Goiânia com o objetivo de encontrar fatos comprometedores da vida dos dois parlamentares. "Vamos ver se eles não mudam", teria dito o assessor de Renan a Abrão, conforme relato deste último ao senador do DEM.
- Eu não posso afirmar que o Renan mandou fazer isso, mas a reunião ocorreu - disse Demóstenes.
O senador Marconi Perillo fez a mesma ressalva quanto à participação de Renan no episódio, mas está aguardando a degravação do material colhido por Tuma em Goiânia.
17/10/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tuma vai conferir depoimento de Pedrinho Abrão com Demóstenes e Perillo
Demóstenes confirma apresentação de voto em separado no Conselho de Ética
Demostenes alerta para descriminação do uso de drogas
Demostenes alerta: lei vai promover soltura de criminosos
Demostenes alerta sobre trama contra sucesso do agronegócio
Demostenes alerta para prejuízos decorrentes da crise no agronegócio