Demóstenes confirma apresentação de voto em separado no Conselho de Ética



O líder da minoria, Demóstenes Torres (DEM-GO), confirmou em Plenário, nesta quinta-feira (14), que pretende apresentar voto em separado na reunião do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado que ocorrerá nesta sexta-feira (15). Na ocasião, deverá ser votado o relatório apresentado pelo senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA), no qual é sugerido o arquivamento, por falta de provas, da representação encaminhada pelo PSOL contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado.

Demóstenes pediu a palavra em Plenário para justificar sua ausência na votação dos nomes dos indicados para a composição do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público, afirmando que no momento dessa votação estava reunido com a assessoria da Casa para elaborar o voto em separado.

Na quarta-feira, ao sair da reunião do Conselho de Ética em que foi lido o relatório de Epitácio Cafeteira, Demóstenes já havia manifestado, em entrevista aos jornalistas, a intenção de apresentar voto em separado. Ele havia adiantado, inclusive, que pretendia pedir a suspensão do relatório para que pudessem ser tomados depoimentos e realizadas perícias nos documentos apresentados pelo advogado de Renan Calheiros.

O senador Renan Calheiros foi acusado, pela revista Veja, de ter parte de suas despesas pessoais pagas por Cláudio Gontijo, funcionário da empreiteira Mendes Júnior.



14/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Relator no Conselho de Ética defende voto aberto em processo contra Demóstenes

Demóstenes abre mão de voto em separado para Estatuto da Juventude

Veja a íntegra do voto em separado do senador Demóstenes Torres

Voto em separado de Demóstenes solicita aprovação do projeto sem alterações

Senadores rejeitam relatório de Demóstenes e aprovam voto em separado de João Pedro

Cristovam lamenta resultado do Conselho de Ética; Wellington critica apresentação de recurso