Demostenes critica tentativa do governo de enfraquecer o Ministério Público



Em discurso nesta terça-feira (16), o senador Demostenes Torres (PFL-GO) comentou manchetes do jornal Folha de S. Paulo segundo as quais o governo defende um Ministério Público mais fraco, além de pretender aplicar a chamada -Lei da Mordaça- (que proíbe procuradores e promotores de darem entrevistas sobre os casos que investigam). O parlamentar anunciou ter apresentado proposta de emenda à Constituição (PEC) que amplia a os poderes do Ministério Público.

A PEC de sua autoria, informou, permite que a busca e apreensão domiciliar - hoje de iniciativa exclusiva de magistrados - possam ser determinadas também pelo Ministério Público e delegados de polícia. Se esses agentes legais agirem de maneira incorreta, acrescentou, poderão responder por abuso de autoridade.

Demostenes comentou várias reportagens e artigos publicados pelo citado jornal no último domingo, segundo eles -capazes de estragar o fim de semana dos 41% dos brasileiros que acreditam no presidente Luiz Inácio Lula da Silva-. Para ele, o Senado Federal deve reagir à tentativa de enfraquecer o Ministério Público, sob pena de ter o próximo fim de semana -estragado com notícias de que governo quer tirar poderes do Congresso Nacional-.

- Seria encarado como louco varrido alguém que, 20 meses atrás, dissesse que um dia o PT desejaria amordaçar o MP - comentou.

O senador por Goiás afirmou que a tentativa de enfraquecer o Ministério Público -é mais uma canelada dos peladeiros palacianos na Constituição-. Ele comentou que o assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel - que volta agora a ser apurado por promotores de São Paulo - é um -escândalo de proporções planetárias-. Segundo o parlamentar, -deve ser um assunto constrangedor para o PT, que considerava encerrado o caso depois que alguns bagrinhos foram presos-.

- O que governo esta temendo? Por que não quer que o Ministério Público investigue? O que faz tanta questão de manter encoberto? - indagou.

Além da -tentativa de transformar o Ministério Público em vaca de presépio-, Demostenes afirmou que o governo trabalha com a degola da Polícia Federal. O senador lembrou que os funcionários, em greve por melhores salários e condições de trabalho, não foram recebidos pelo ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. Mas o ministro, observou, encontra tempo para ser fotografado pela revista Veja em sessões de massagens.



16/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jereissati critica tentativa de reduzir papel do Ministério Público

Demóstenes ataca suposta tentativa do governo de reestatizar a Vale

Mozarildo pede ao Ministério Público que investigue tentativa de contratação de médicos sem concurso em RR

Arthur Virgílio critica tentativa do governo federal de cooptar bancada do PDT

Almeida Lima critica tentativa do governo de agilizar recuperação de débitos

Heráclito critica o que classifica de tentativa do governo de barrar CPIs do Congresso