Demóstenes: investigações serão focadas nos pontos principais do requerimento



O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo, senador Demóstenes Torres (DEM-GO) afirmou, ao assumir função nesta quinta-feira (17), que as investigações serão focadas nos "pontos fulcrais" do requerimento de criação da comissão. Para o senador, esses pontos são: as causas do acidente entre o Boeing da Gol e o jato da American ExcelAire; as causas dos apagões nos aeroportos e os problemas de corrupção dentro da Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Portuária).

Demóstenes afirmou que já entrou em contato com órgãos do governo como a Polícia Federal, o Tribunal de Contas da União e o Ministério Público para começar a levantar dados para a investigação. O senador prometeu que, a partir dos documentos que conseguir com as autoridades, traçará um plano de investigações que "não isentará ninguém".

- Vamos buscar apurar responsabilidades e agir com responsabilidade - afirmou.

Demóstenes reconheceu que outras comissões parlamentares de inquérito serviram de "palco político", mas observou que essa não é a função das CPIs. A comissão, garantiu, vai agir sem estardalhaço e sem se desviar dos focos de investigação. O senador disse ainda que não seria possível responsabilizar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por eventuais casos de corrupção na Infraero.

- Seria como culpar o marceneiro pelo crime de adultério ocorrido na cama feita por ele - disse.

A CPI do Apagão Aéreo é formada por 13 senadores titulares e oito suplentes. Terá prazo de 180 dias para a entrega do relatório final. De acordo com o requerimento de criação, destina-se a "apurar as causas, condições e responsabilidades relacionadas aos graves problemas verificados no sistema de controle do tráfego aéreo, bem como nos principais aeroportos do país, evidenciados a partir do acidente aéreo, ocorrido em 29 de setembro de 2006, envolvendo um Boeing 737-800 da Gol e um jato Legacy da American ExcelAire, e que tiveram seu ápice no movimento de paralisação dos controladores de vôo ocorrido em 30 de março de 2007".



17/05/2007

Agência Senado


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