Demostenes: Lula vende ilusões ao país



O senador Demostenes Torres (PFL-GO) acusou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de vender ilusões a sociedade brasileira, disfarçando as mazelas do país. De acordo com o senador, Lula converte -as tragédias da formação histórica brasileira em espetáculos delirantes de otimismo-. Demostenes cunhou o termo -ilulasionismo- para definir o comportamento do governo.

- Na semana em que a ONU confirmou que a desigualdade recrudesceu, o presidente tirou da cartola não um coelho, mas o fim das vacas magras. Apesar de a crise de competência das políticas sociais de seu governo ser indisfarçável, o primeiro mandatário considerou que o Fome Zero é um sucesso absoluto porque já há um salão de beleza em Guariba, no Piauí - disse.

Este comportamento, conforme o senador, tem reflexos em diversas áreas do governo. A declaração do presidente de que prédios desocupados podem ser transformados em habitações populares, segundo o senador, constitui perigosa demagogia.

- Como um governo que não paga aluguel em dia vai conseguir recursos para promover a desapropriação de imóveis localizados nas regiões nobres do país? De mais a mais, só os custos de reforma e adaptação para moradia destes prédios e edifícios seria mais oneroso do que a construção de moradia popular - disse.

Demostenes criticou especialmente a postura do governo diante dos problemas da Polícia Federal. Ele disse que o caos se instalou na instituição, acarretando a paralisia de serviços, inclusive o cadastramento de estrangeiros que entram no país.

- Enquanto a instituição policial mais respeitada do Brasil aguarda o ordem de despejo, vergonhosamente o pasteurizado ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos,c continua fazendo cara de paisagem - disse.

O senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) fez coro às criticas de Demostenes. Ele apontou graves incoerências no comportamento do governo. E disse que o Congresso tem que tratar da questão do financiamento da Polícia Federal.

- O Congresso terá que se debruçar sobre o que está sendo programado para instituições, como a Polícia Federal e o Ministério Público Federal. Temos que apoiar recursos para estas duas instituições, se não quisermos transformar o Brasil em paraíso de bandidos - disse Antero.



08/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ilusões do PT derrubam o governo Olívio

Demostenes critica pronunciamentos de Lula

Demóstenes: "O presidente Lula não põe a mão no fogo por ninguém"

Demostenes: "Governo Lula espera acontecer"

Demostenes: governo Lula tem política de segurança zero

Grupo Ares apresenta espetáculo “Ilusões” no Memorial da América Latina