Demóstenes Torres critica RDC e defende derrubada da MP 527



Durante discussão da Medida Provisória 527/2011 em Plenário, nesta quarta-feira (6), o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) disse que essa é uma MP "que não deveria existir", embora o tema seja "palpitante e um dos melhores para discussão no Senado". A MP institui o Regime Diferenciado de Contratação (RDC) para obras da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016.

O senador lembrou que várias entidades já manifestaram pela necessidade de atualização da legislação que trata de licitações públicas e lamentou que o Senado esteja perdendo a oportunidade de debater o assunto em profundidade, já que a MP trata de muitos assuntos ao mesmo tempo.

Demóstenes criticou a falta de exigência de projeto básico no RDC e citou acórdão em que o Tribunal de Contas da União (TCU) apontou a falta de projeto básico em outras licitações. O senador também assinalou a falta de transparência do RDC, já que apenas órgãos de controle poderão ter acesso aos orçamentos das obras em um primeiro momento.

O parlamentar lembrou que ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e diversas entidades de classe e sindicatos já criticaram pontos do RDC. Demóstenes disse que chegou o momento de o Congresso parar de aprovar medidas apenas para agradar ao Executivo e defendeu a derrubada da MP.

- Esse regime é viciado, já contestado de antemão - afirmou.



06/07/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Demóstenes Torres critica utilização política do Ipea

Demostenes Torres critica política de segurança pública do governo

Demostenes Torres critica nomeações políticas para cargos no serviço público

Demóstenes Torres defende constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa

Wellington Dias defende que STF mostre processo contra Demóstenes Torres

Demostenes Torres defende mudanças no modelo policial e escola integral