Deputados defendem entendimento em torno dos 'royalties' do petróleo, diz Paulo Paim




Em pronunciamento nesta quinta-feira (22), o senador Paulo Paim (PT-RS) destacou manifesto em que os deputados do Rio Grande do Sul defendem o entendimento como forma de evitar a derrubada do veto presidencial à Emenda Ibsen, que reparte entre todos os estados os royalties do petróleo.

O entendimento entre as lideranças partidárias sobre a matéria também foi defendido por Paulo Paim. Se for apreciado, observou, o veto cairá, levando os estados que se sentem perdedores a ingressar com ação no Supremo Tribunal Federal (STF).

Em aparte, o líder do governo no Senado, senador Romero Jucá (PMDB-RR), disse que os líderes e vários parlamentares estão empenhados em buscar um caminho que provavelmente não será o do consenso, que é difícil se existir nesse tipo de matéria. Ele ressaltou, porem, que é preciso elaborar um projeto que tenha um mínimo de razoabilidade, em que cada lado perca um pouco, o qual deve ser votado antes do próximo dia 5 no Plenário do Senado. Por isso, explicou, o presidente do Senado, José Sarney, indicou os relatores das quatro medidas provisórias que estão trancando a pauta, para que elas possam ser votadas na próxima semana.

Jucá disse ainda que o governo já avançou bastante em relação à matéria, abrindo mão de 30% para 20% dos royalties, exatamente para que os estados não produtores pudessem receber essa diferença. Segundo ele, o governo também busca uma alternativa de participação especial para a remuneração dos estados produtores.

Já o senador Jose Pimentel (PT-CE) destacou que a proposta analisada pelo governo procura assegurar ao Rio de Janeiro e ao Espírito Santo no mínimo o que esses dois estados receberam de royalties do petróleo em 2010. Por sua vez, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse que o debate que está sendo feito é "prisioneiro do presente", esquecendo o destino das gerações futuras e sem levar em conta que o petróleo é um recurso de natureza finita.

Assunto de Estado

Em seu discurso, Paulo Paim cumprimentou a TV Senado pelo programa mensal Assunto de Estado, que reúne os senadores de cada estado para debater assuntos de cunho nacional. Participaram da edição mais recente os senadores que representam o Rio Grande do Sul. Na ocasião, Paim propôs a realização de um debate com os senadores sobre políticas de Estado com viés econômico, ambiental e social.

Pessoas com deficiência

Paim registrou ainda a passagem do Dia Nacional de Luta em Defesa da Pessoa com Deficiência, comemorado no último dia 21. Ele disse que a data foi marcada por atos, passeatas e debates em todos os estados e no Senado, onde foram realizadas duas audiências públicas sobre o tema. Paim ressaltou que 28 milhões de pessoas no Brasil têm algum tipo de deficiência. E que, nos próximos dias, a presidente Dilma Rousseff fará o anúncio de uma Política Nacional em Defesa das Pessoas com Deficiência.



22/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Governadores e senadores afinam discurso em torno dos 'royalties' do petróleo

Debatedores defendem investimento integral de royalties do petróleo em educação

Senadores defendem novas regras para distribuição de royalties do petróleo

Paulo Paim: aposentados aguardam entendimento sobre Aerus

Garibaldi aguarda entendimento em torno de uma "CPI compartilhada"

Garibaldi diz acreditar no entendimento em torno de uma "CPI compartilhada"