Garibaldi diz acreditar no entendimento em torno de uma "CPI compartilhada"
O presidente do Senado, Garibaldi Alves filho, afirmou na tarde desta segunda-feira (25) que acredita que as conversas articuladas entre líderes do governo e o Palácio do Planalto sobre a divisão dos principais cargos da comissão parlamentar de inquérito que investigará supostas irregularidades no uso dos cartões corporativos culminarão num entendimento em torno da instalação de uma "CPI compartilhada" entre as duas Casas do Congresso.
- Esses entendimentos que estão se processando poderão levar à concretização de apenas uma CPI - disse o presidente, que chamou a atenção, na última semana, para a "inconveniência" da criação de duas comissões de inquérito para tratar do mesmo assunto, conforme pretendiam o PSDB e o DEM.
Há a expectativa de que as reuniões no Planalto, que devem ocorrer nesta segunda e na manhã desta terça-feira (26), possam terminar em um acordo para entregar a presidência da CPMI ao senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), indicado pela oposição nesta segunda-feira. O PMDB e o PT, maiores bancadas do Congresso e membros da base do governo, haviam indicado para a presidência e para a relatoria, respectivamente, o senador Neuto de Conto (PMDB-SC) e o deputado Luiz Sérgio (PT-RJ). A oposição reagiu protocolando requerimento para criar uma CPI para investigar o uso dos cartões apenas no Senado.
Garibaldi disse que aguardará o resultado dessas negociações para decidir que encaminhamento dar ao requerimento da oposição.
- Posso ler a qualquer momento, mas a perspectiva é aguardar os entendimentos se processando. Se há essa possibilidade [de instalação de uma única comissão], sejamos otimistas. Vamos esperar a fumaça branca. A CPI poderá ser uma só, como todos nós estamos desejando - disse.
25/02/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Garibaldi aguarda entendimento em torno de uma "CPI compartilhada"
Simon disse acreditar em entendimento sobre critérios para vetar candidaturas
Suplicy anuncia entendimento da prefeitura de SP com MEC em torno da bolsa-escola
Deputados defendem entendimento em torno dos 'royalties' do petróleo, diz Paulo Paim
Jucá defende pacote fiscal pós-CPMF e entendimento em torno da CPI dos cartões
Walter Pinheiro e Lindbergh dizem confiar no entendimento em torno do pacto federativo