Deputados pedem a Sarney revisão das dívidas estaduais



Deputados estaduais de todo o país reuniram-se nesta quarta-feira (4) no Senado com o presidente da Casa, José Sarney, para apresentar propostas de renegociação das dívidas dos estados e municípios.

O grupo liderado pelo presidente do Colegiado dos Presidentes das Assembleias Legislativas e também presidente da Assembleia de Minas, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), e do presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), deputado Joares Ponticelli (PP-SC), defendeu, entre outras propostas, a substituição do IGP-DI pelo IPCA como índice de correção da dívida, retroativamente à data de assinatura dos contratos.

Eles também sugeriram a redução do percentual de comprometimento da receita, hoje de 13%, para no máximo 9%, e o ajuste da taxa de juros.

De acordo com a Unale, mesmo pagando 13% da receita corrente líquida, que é o limite definido nos contratos, os estados não vêm conseguindo quitar nem os juros. Com isso, observou, as dívidas se multiplicam, comprometendo a capacidade de investimento público. Das 27 unidades da federação, incluindo o Distrito Federal, 25 são devedoras da União, segundo informações da entidade.

A audiência com Sarney estava marcada inicialmente para as 16h, mas foi antecipada em razão da intensa agenda de reuniões dos deputados com autoridades do governo federal, do Congresso Nacional e do Tribunal de Contas da União (TCU) em Brasília.

Pacto Federativo

A substituição do IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna) pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) como indexador das dívidas dos estados junto a União pode ser sugerida pela comissão de especialistas encarregada de propor um novo Pacto Federativo. A troca de índice é consenso na comissão e poderá constar de anteprojeto a ser apresentado pelos especialistas ao presidente José Sarney.

O colegiado, presidido pelo ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nelson Jobim, foi criado por meio de ato do presidente do Senado, José Sarney, e atende a requerimento do senador Pedro Taques (PDT-MT).

As discussões sobre o pacto federativo podem ser acompanhadas por meio de página multimídia produzida pela Agência Senado em parceria com os demais veículos da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secs).



04/07/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Deputados estaduais pedem a Sarney ajuda do Senado para implantação de emissoras institucionais

Deputados estaduais pedem apoio de Tebet para ampliação de prerrogativas

Deputados estaduais pedem apoio de Jader para acabar com voto secreto

Deputados estaduais de Roraima e Tocantins pedem governo federal 'mais atuante' na Amazônia

Governador e deputados federais do PI pedem apoio de Sarney para construção de gasoduto

Secretários estaduais de Fazenda pedem a Sarney apoio a proposta que muda regra do ICMS