Desembargadores pedem apoio de Sarney para evitar greve na Justiça Eleitoral



O presidente do Senado, José Sarney, recebeu nesta terça-feira (3) a visita do presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), desembargador Marco Villas Boas. Ele estava acompanhado de vários desembargadores que acumulam o cargo de presidente nos tribunais eleitorais nos estados (TREs) e do senador Vicentinho Alves (PR-TO).

Os desembargadores manifestaram preocupação com a possibilidade de greve na Justiça Eleitoral, já que foi anunciado um movimento de paralisação para quarta e quinta-feira (4 e 5), os dois últimos dias de registro de candidaturas às eleições municipais, em outubro. Eles pediram que Sarney atue como interlocutor junto ao governo e ao Congresso Nacional na busca de uma solução rápida para a demanda dos servidores.

Os servidores do Poder Judiciário pedem a implantação de um novo plano de cargos e salários e reajustes nos vencimentos. A proposta orçamentária do Judiciário enviada ao Congresso preveria os recursos necessários para atender a reivindicação.

– Nossa mensagem é que os servidores evitem qualquer paralisação, para que isso não resulte em prejuízo para os registros de candidatura e para o início do processo eleitoral – afirmou Villas Boas, presidente do TRE em Tocantins.

O presidente do Coptrel também disse que a Justiça Eleitoral está traçando estratégias para evitar prejuízos, caso a greve se confirme. Pela manhã, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, realizou uma reunião com os presidentes dos TREs para discutir as providências em caso de paralisação. Segundo Villas Boas, os tribunais estarão preparados para tomar medidas que evitem prejuízos ao processo democrático.

– O que está em jogo é a soberania popular e a democracia, que precisa ser fortalecida neste país – declarou Villas Boas.



03/07/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores do Pará e do Amapá pedem apoio de Sarney para evitar federalização dos portos

Ruralistas pedem apoio de Tebet para evitar veto

Servidores do IGP pedem apoio para evitar contratação de técnicos inabilitados

Policiais federais pedem ajuda de Sarney para sair da greve

JUÍZES PEDEM APOIO DE ACM PARA MELHORAR A JUSTIÇA

Juristas pedem rapidez e estabilidade nas decisões da Justiça Eleitoral