JUÍZES PEDEM APOIO DE ACM PARA MELHORAR A JUSTIÇA
O presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, recebeu hoje (30) o presidente do Tribunal Regional Federal da 1º Região - com sede no Distrito Federal -, Nelson Gomes da Silva, que dirigiu apelo ao senador para uma rápida apreciação pelo plenário da Casa do projeto que cria 35 novas varas, para atender ao DF e aos 14 estados que integram essa região da Justiça Federal.
Antonio Carlos Magalhães prometeu colocar o projeto rapidamente em pauta, a fim de que possa estar aprovado pelo Congresso ainda este ano. A matéria já foi aprovada pela Câmara dos Deputados.
Em companhia de vários colegas, o juiz Nelson Gomes da Silva informou ao senador que, atualmente, a 1º Região conta com 82 varas e está com excesso de processos tramitando em todas elas. O magistrado deu o exemplo da Bahia, onde a Justiça Federal conta com sete Varas em funcionamento, cada uma com 8 mil processos para apreciar. Com a ampliação, o estado ganharia mais 19 Varas e teria condições de agilizar a administração da Justiça Federal, destacou Gomes da Silva. O projeto já recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, tendo como relator o senador Francelino Pereira (PFL-MG).
30/09/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Desembargadores pedem apoio de Sarney para evitar greve na Justiça Eleitoral
Em audiência pública, juízes, CUT e CGT pedem fase de transição para atuais servidores
Parlamentares pedem medidas urgentes para melhorar sistema penitenciário
Juízes pedem a Sarney aprovação da Lei Antidrogas
Juízes federais pedem segurança e reajuste salarial
Juízes pedem pressa na criação de Varas Federais