Desenvolvimento Agrário quer firmar cooperação internacional de combate à fome e pobreza



O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) recebeu nesta terça-feira (2), em Brasília, representantes da Fundação Bill e Melinda Gates. O encontro é o início do diálogo para uma cooperação internacional de combate à fome e à extrema pobreza. O principal objetivo do protocolo é criar condições para o desenvolvimento e estruturação da agricultura familiar na África com o propósito de garantir a segurança alimentar no continente.

O ministro do MDA, Afonso Florence, afirmou que a parceria com a Fundação Gates é um passo importante para garantir a segurança alimentar na África. “Queremos construir parceria com a Fundação e com todos aqueles que estiverem preocupados com o tema da fome no mundo e da segurança alimentar, principalmente no continente Africano”, disse. 

O ministro apresentou aos representantes da entidade as principais ações do governo federal de cooperação com os países africanos, destacando a transferência de conhecimento e tecnologias sociais, como o modelo de assistência técnica rural, as ações da Embrapa na disponibilização de técnicas desenvolvidas para o Semiárido brasileiro e o Programa Mais Alimentos Africa.

O diretor para o Desenvolvimento da Agricultura da Fundação Gates, Sam Dryden, apresentou a intenção da entidade de apresentar o modelo de fomento à agricultura familiar brasileira em sua fala na reunião do G20. Dryden também expôs as principais ações da Fundação de incentivo à agricultura familiar na África.

“Temos trabalhado com 25 países africanos financiando ajuda para o cultivo de várias variedades de alimentos de subsistência, ao mesmo tempo que financiamos a pesquisa sobre bem públicos globais e sobre variedades de alimentos que se adaptem melhor à realidade africana”, afirmou Dryden. 

 

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário

 

02/08/2011 20:15


Artigos Relacionados


Maria do Carmo quer deduções para doações a programas de combate à fome e à pobreza

Países replicam modelo de combate à pobreza e à fome

CAE cria subcomissão para estudar opções de combate à fome e à pobreza

Brasil é destaque internacional no combate à fome

Edital vai apoiar estudos sobre desenvolvimento social e combate à fome

Aprovado crédito suplementar ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome