Devolvido à CAE projeto que obriga BNDES a investir na agroindústria
No debate que antecedeu a decisão do Plenário, vários senadores criticaram a redação do projeto. José Eduardo Dutra (PT-SE) a considerou absurda. Ele definiu como um retrocesso obrigar o BNDES a enviar anualmente informações à Casa, quando a instituição já é obrigada a prestar todas as informações solicitadas por qualquer senador.
Também se manifestando favorável ao reexame do projeto pela CAE, o senador José Fogaça (PMDB-RS) se disse, contudo, preocupado com a obrigatoriedade de o BNDES aplicar um percentual na agroindústria, receando que "aventureiros, irresponsáveis e até vigaristas tomem esses recursos para fazer uso indevido e contrário ao interesse público".
O senador Hugo Napoleão (PFL-PI) também disse temer que o BNDES fique manietado com a obrigação de aplicar um percentual na agroindústria quando não houver projetos capazes de justificar esses investimentos. Para o senador Paulo Hartung (PPS-ES), esse tipo de vinculação não é bom, mas ele se disse favorável a aprofundar o debate do assunto na CAE.
Os senadores Lúcio Alcântara (PSDB-CE), Roberto Saturnino (PSB-RJ) e Álvaro Dias também se manifestaram a favor dessa rediscussão na CAE, entendendo que ali será possível chegar-se a um ponto de equilíbrio.
21/08/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado aprecia projeto que obriga destinação de 22% dos recursos do BNDES para agroindústria
CAE DISCUTE PROJETO QUE GARANTE DINHEIRO DO BNDES PARA AGROINDÚSTRIA
CAE DISCUTE PROJETO QUE GARANTE DINHEIRO DO BNDES PARA AGROINDÚSTRIA
CAE APRECIA PROJETO QUE PREVÊ RECURSOS DO BNDES PARA A AGROINDÚSTRIA
Projeto obriga instituições privadas de ensino a investir em pesquisa
Projeto de Osmar Dias obriga governo a investir em habitação popular