Dinheiro do FAT não deve ser utilizado para pagar dívidas, diz Osmar Dias



O senador Osmar Dias (PDT-PR) alertou, nesta terça-feira (3), para os problemas advindos da aprovação de medidas provisórias sem a devida análise. Segundo ele, o Senado aprovou recentemente uma MP que trazia embutida a permissão para que recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) fossem utilizados para o pagamento de dívidas de produtores rurais.

- Defendo os agricultores desse país, mas o FAT não foi criado para pagar dívida de ninguém. Vamos buscar outros caminhos. Os recursos do FAT devem financiar novos empreendimentos no campo e na cidade, além de manter os já instalados, para geração de empregos - disse.

Osmar Dias defendeu projeto de lei (PLS 320/03) da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), relatado por ele na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que permite aos bancos cooperativos o acesso aos recursos do FAT sem a necessidade da utilização de intermediários financeiros. A proposta tem o objetivo de quebrar o monopólio de bancos oficiais, como o Banco do Brasil, no repasse dos recursos.

- Isso significa dinheiro mais barato para o mutuário e acesso mais facilitado, porque as cooperativas de crédito têm maior capilaridade em todo o interior do Brasil - explicou.

Boas-vindas

Osmar Dias desejou boas-vindas ao 1o suplente do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), Wilson Matos (PSDB-PR), empossado nesta terça-feira. Osmar Dias registrou que o professor Wilson Matos é reitor da Sesumar, instituição de ensino superior de Maringá que ele construiu e que é fundamental para o desenvolvimento da região.

- Como empresário, prestou importantes serviços para o Paraná e para o Brasil, e tenho certeza que fará o mesmo como senador da República - frisou.

O senador Alvaro Dias se encontra licenciado para tratamento de saúde.



03/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dinheiro para pagar dívidas

Osmar Dias propõe redução em percentual utilizado para indenizações trabalhistas

Consumidor só deve pagar por serviço de água e esgoto efetivamente utilizado

Osmar Dias quer mudar LRF para garantir que prefeito aplicará todo o dinheiro do Fundeb

Osmar Dias quer parcelamento de dívidas de estados e municípios com o Pasep

OSMAR DIAS QUER MUDAR ÍNDICE DE CORREÇÃO DAS DÍVIDAS ESTADUAIS