Direito à suspensão da pena poderá ser ampliado



Na reunião desta quarta-feira (11), a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou, em caráter terminativo, substitutivo do senador Amir Lando (PMDB-RO) ao projeto de lei do senador Romeu Tuma (PFL-SP) que aumenta para até quatro anos o limite de pena à qual pode ser aplicado o benefício da suspensão condicional. Só poderiam se beneficiar os condenados não reincidentes em crimes dolosos (com intenção consciente). Atualmente o limite da pena passível de ser suspensa pelo juíz é de até dois anos.

Como foi aprovada em caráter terminativo, a matéria seguirá para exame da Câmara dos Deputados, sem passar pelo Plenário do Senado, a não ser que seja apresentado recurso em sentido contrário.

De acordo com o relator, o Sistema Penitenciário Brasileiro -vive um momento de caos- e não permite ao apenado a possibilidade de recuperação, tornando-se verdadeiras -escolas de crime-. O senador acredita que a convivência de presos de baixa periculosidade e primários com condenados perigosos e reincidentes, pode ser ainda mais prejudicial. O relator incluiu ainda em seu substitutivo a proibição de o beneficiado mudar de domicílio sem autorização judicial enquanto durar a suspensão condicional da pena.

BEC

A CCJ aprovou ainda o envio ao Plenário do requerimento da Comissão de Fiscalização e Controle (CFC) que solicita ao Banco Central cópia do relatório de auditoria realizada no Banco do Estado do Ceará. A auditoria embasou o processo de saneamento do banco.



11/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suspensão temporária do recebimento de serviços poderá ser direito do consumidor

AVÓS PODERÃO TER AMPLIADO DIREITO DE VISITA AOS NETOS

Projeto de Gleisi Hoffman explicita proibição da suspensão da pena em processos referentes à Lei Maria da Penha

Seguro-desemprego poderá ser ampliado

Acesso ao livro poderá ser ampliado

Acesso às contas públicas poderá ser ampliado