Diretor da CUT pede impeachment do presidente do STF
O diretor e secretário de imprensa da Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Distrito Federal, Cícero Batista Araújo Rôla, protocolou, nesta sexta-feira (18), junto à Secretaria Geral da Mesa do Senado, pedido de impeachment do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes.
No documento, Cícero solicita que o Senado apure o comportamento do ministro Gilmar Mendes por agir "de modo incompatível com a honra, dignidade e decoro de suas funções". Para o representante da CUT, Gilmar Mendes cometeu crime de responsabilidade ao conceder habeas corpus em favor de Daniel Dantas, do banco Opportunity, e demais diretores da instituição investigados pela Operação Satiagraha, da Polícia Federal.
Dantas é acusado pelo Ministério Público de suposta prática dos crimes de lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta, evasão de divisas, formação de quadrilha e tráfico de influência para a obtenção de informações privilegiadas em operações financeiras. Ao final do documento da CUT, Cícero pede o impeachment do ministro por ter decidido pela soltura dos acusados, alegando que a decisão de Gilmar Mendes visa destruir ou inibir o trabalho de investigação criminal.
- Não podemos viver com a suspeição sobre um presidente do STF. Ele não poderia ter despachado o habeas corpus sem passar pelo colegiado - disse Cícero Rôla.
18/07/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Da proclamação da República ao impeachment de um presidente
Da proclamação da República ao impeachment de um presidente
Pedro Simon lamenta ‘impeachment’ do presidente do Paraguai
Paim protesta contra impeachment do presidente do Paraguai
Garibaldi manda arquivar pedido de 'impeachment' do presidente do STF
Presidente da CCJ explica procedimentos sobre processo de impeachment