Garibaldi manda arquivar pedido de 'impeachment' do presidente do STF



O presidente do Senado, Garibaldi Alves, decidiu nesta terça-feira (22) mandar arquivar o pedido de impeachment do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, feito na última sexta-feira (18) por representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT) à Mesa do Senado. A CUT fez o pedido alegando que Gilmar Mendes teria cometido crime de responsabilidade ao examinar habeas corpus em favor de indiciados pela Polícia Federal na Operação Satiagraha, entre eles o banqueiro Daniel Dantas.

A decisão foi tomada com base em parecer emitido pelo advogado-geral do Senado, Alberto Cascais, contrário ao pedido. No documento, Cascais afirma não ter visto qualquer erro de conduta do presidente do STF, como define o artigo 39 da Lei º 1.079/50. Além disso, diz que o pedido da CUT não apresenta qualquer prova de que a decisão de Gilmar Mendes tenha sido "ao menos injusta", limitando-se a apresentar cópias de matérias jornalísticas. O advogado-geral do Senado pondera ainda que a CUT acaba por tentar transferir à Mesa do Senado a incumbência de demonstrar, "com fundamentos jurídicos", qual seria a "conduta delituosa" do presidente do STF.

Assim que recebeu o parecer do advogado-geral, Garibaldi Alves decidiu pelo arquivamento do pedido de impeachment. A decisão, no entanto, foi tomada ad referendum da Mesa do Senado, pois o Congresso se encontra em recesso. A Mesa examinará o despacho de Garibaldi no início de agosto, quando os senadores retornam ao trabalho.

O artigo 52 da Constituição federal determina que compete privativamente ao Senado processar e julgar ministros do Supremo Tribunal Federal, enquanto o artigo 39 da Lei nº 1.079/50 disciplina quais são os crimes de responsabilidade passíveis de cometimento pelos ministros do STF.



22/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para Garibaldi, pedido de impeachment de Gilmar Mendes não deverá prosperar

Em nota, líder do PSDB diz que pedido de impeachment de presidente do Supremo poderia levar a crise institucional

Ignácio consegue arquivar novo pedido

Vice-presidente afirma que presidente não pode arquivar denúncias contra senadores

ACM MANDA À ONU PEDIDO DE ENVIO DE TROPAS AO TIMOR LESTE

Comissão de Constituição e Justiça analisa pedido de impeachment de Olívio Dutra