Diretor da Polícia do Senado entrega relatório preliminar a Garibaldi e diz que não foram encontrados indícios de grampos na Casa



O diretor da Polícia do Senado Federal, Pedro Ricardo Araujo Carvalho, entregou ao presidente da Casa, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), no final da tarde desta segunda-feira (8), relatório preliminar de cerca de 20 páginas com o resultado das investigações sobre a existência de grampos em telefones de gabinetes de senadores. O diretor informou que foram feitas varreduras nos gabinetes citados recentemente pela imprensa como passíveis de terem sido grampeados e também na central telefônica do Senado e nada foi encontrado.

De acordo com Pedro Carvalho as varreduras foram realizadas na central telefônica e nos telefones fixos dos gabinetes da Presidência do Senado e dos senadores Tião Viana (PT-AC), Alvaro Dias (PSDB-PR), Arthur Virgílio (PSDB-AM), Demóstenes Torres (DEM-TO) e Tasso Jereissati (PSDB-CE).

- Não foi constatado nenhum 'grampo'. Também não foi constatada nenhuma violação no sistema de telefonia do Senado Federal. Tudo aponta que o grampo foi feito fora do ambiente do Senado, como a gente já suspeitava - disse o diretor da Polícia do Senado, após o encontro com Garibaldi, acrescentando que o laudo da perícia da Polícia Federal ainda não foi enviado ao Senado.

De acordo com Pedro Carvalho, o relatório entregue a Garibaldi nesta segunda-feira (8) é preliminar e as investigações continuam. Há inclusive a possibilidade de a instituição requisitar que uma entidade externa (a Universidade de Brasília ou a Polícia Civil, por exemplo) realize nova perícia e varredura dos telefones dos gabinetes e da central telefônica do Senado.

O diretor afirmou que qualquer telefone celular no Brasil é passível de ser interceptado, mas garantiu que os senadores podem confiar na segurança dos telefones fixos dos gabinetes. Disse ainda que existe a possibilidade de as investigações serem prorrogadas.



08/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Diretor da Polícia do Senado entrega a Garibaldi relatório das investigações e diz que não foram encontrados grampos na Casa

Polícia Legislativa entrega às 15h30 a Garibaldi relatório sobre escutas telefônicas no Senado

Confirmada entrega de relatório preliminar da LDO

Serys entrega relatório preliminar da LDO 2009

Serys entrega relatório preliminar da LDO nesta sexta

Tuma diz que pediu à PF investigação preliminar sobre denúncia contra Polícia do Senado