Serys entrega relatório preliminar da LDO 2009



A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) entregou, na sexta-feira (16), o relatório preliminar ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2009 à secretaria da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO).

O texto define as regras gerais para elaboração de emendas para a LDO de 2009, esclarecendo também aos parlamentares quais serão os critérios adotados para a avaliação da admissibilidade das emendas a serempor eles apresentadas entre os dias 21 e 30 de maio.

Segundo Serys,a relatora da LDO 2009,de um total de 51 emendas oferecidas por deputados e senadores ao relatório preliminar, 12 foram acatadas integralmente, 12 parcialmente e 21 declaradas inadmissíveis, principalmente por estarem repetidas.

Como novidade nos critérios de acatamento de emendas, Serys destacou o aumento do número daquelas referentes a temas nacionais, tais como as relacionadas a questão de gênero, biocombustíveis, criança e adolescente e saúde.

- Tínhamos doze emendas previstas para temas de abrangência nacional e agora aumentamos para trinta. Estes temas geralmente são trazidos através de emendas individuais e são rejeitadas por não terem maior freqüência. As emendas de maior freqüência normalmente têm abrangência estadual ou regional- explicou a senadora.

Com relação às emendas, será adotado o critério de atender a todas as de comissão e todas as de bancada, desde que sejam admissíveis, ou seja, que estejam de acordo com a Constituição federal, com o Regimento Interno da CMOe com o Plano Plurianual.



16/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Serys entrega documento preliminar sobre procedimentos da LDO 2009

Serys entrega relatório preliminar da LDO nesta sexta

Serys entrega relatório final da LDO 2009 à Comissão de Orçamento

CMO aprova relatório preliminar da LDO para 2009

Adiada apresentação de relatório preliminar do Orçamento 2009

CMO aprecia relatório preliminar do Orçamento de 2009 nesta quarta