Disciplina sobre saberes tradicionais será ofertada na UFMG



A secretária da Cidadania e da Diversidade Cultura do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg, e a representante regional do MinC em Minas Gerais, Cesária Alice Macedo, participam, na próxima quinta-feira (11), da abertura das atividades da disciplina Artes e Ofícios dos Saberes Tradicionais, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O evento ocorre às 9h, no auditório Azul da Escola da Ciência da Informação (Campus da UFMG na Pampulha).

Segundo a organização da iniciativa, a disciplina Artes e Ofícios dos Saberes Tradicionais está sendo ofertada de forma inovadora na Universidade Federal de Minas Gerais, via Departamento de Comunicação Social, mas aberta a todos os alunos dos diversos cursos de graduação da UFMG. A iniciativa é fruto de uma parceria com o Instituto de Ciência e Tecnologia em Inclusão de Saberes no Ensino Superior e na Pesquisa da Universidade de Brasília - INCTI-UNB, coordenado pelo Professor José Jorge de Carvalho, contando com recursos do Ministério da Cultura. Em Brasília, a disciplina já vem sendo ofertada com grande êxito desde 2010.

O objetivo da disciplina é introduzir na universidade o contato com outras lógicas cognitivas baseadas em conhecimentos não-escolares e não-eurocêntricos, mas gerados conforme outras modalidades de produção, transmissão e transformação. Para tanto, propõe um diálogo simétrico com os saberes de matrizes indígenas e afrodescendentes e com a produção do conhecimento científico e artístico em diversas áreas de conhecimento deles decorrentes.

Fonte:

Ministério da Cultura 



06/02/2014 18:35


Artigos Relacionados


Ufscar promove seminário Internacional sobre Sexualidades, Saberes e Direitos

Disciplina de ciências será incluída na Prova Brasil

PROPOSTA QUE DISCIPLINA GASTOS DOS LEGISLATIVOS MUNICIPAIS SERÁ VOTADA

Provedor terá de respeitar mínimo de 70% da velocidade da banda larga ofertada

Exposição Brasil Ofícios e Saberes é realizada em Goiânia

Ângela Portela denuncia péssima qualidade da banda larga ofertada em Roraima