Discursos de José Sarney e Artur da Távola repercutem no Senado



O senador José Eduardo Dutra (PT-SE) afirmou que o discurso do senador José Sarney (PMDB-AP) foi bem-sucedido quando analisado do ponto de vista político, mas faltaram explicações quanto às acusações que pesam contra a governadora do Maranhão, Roseana Sarney. "A defesa dela carece de argumentos jurídicos mais eficientes", ressaltou. Dutra aprovou a sugestão de Sarney de convidar observadores internacionais para fiscalizar o processo eleitoral. Embora não tenha demonstrado apoio explicito à idéia, o senador Amir Lando (PMDB-AP) afirmou que "o preço da democracia é a eterna vigilância".

O discurso do ex-presidente, avaliou o senador Jefferson Péres (PDT-AM), tinha o propósito de atingir a candidatura à Presidência do senador José Serra (PSDB-SP) e salvar a candidatura de Roseana. Para ele, no entanto, só o primeiro objetivo teria sido alcançado. O senador Romero Jucá (PSDB-RR), na mesma linha do discurso do senador Artur da Távola (PSDB-RJ), contestou as suspeitas que Sarney lançou sobre o fax que o presidente Fernando Henrique recebeu após a operação da Polícia Federal na empresa Lunus, de propriedade de Roseana.

O vice-líder do governo reiterou que o interesse do presidente era saber da legalidade da operação. "Não há nenhuma ação deliberada deste governo contra Roseana nem contra nenhum outro candidato à Presidência da Republica", completou Jucá.

"Sarney falou em nome do equilíbrio das instituições democráticas do país", declarou o senador José Agripino (PFL-RN). Ele optou por não comentar a hipótese de desistência de Roseana de sua candidatura à Presidência.

A ausência de Serra no Plenário foi sentida pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP), para quem é necessário que Serra se pronuncie. O senador Waldeck Ornélas (PFL-BA) classificou a defesa feita pelo senador Artur da Távola de "burocrática". Ele concordou com a afirmação de Sarney, de que "o governo de Fernando Henrique ressuscitou a polícia política".



20/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Artur da Távola lê carta em que FHC nega denúncias de José Sarney

Artur da Távola sugere publicação de discursos

Governador José Serra lamenta morte de Artur da Távola

Senado homenageia Artur da Távola

Senado lança Ano Cultural Artur da Távola

Rádio Senado homenageia Artur da Távola