Distrito Federal e municípios poderão cobrar taxa para iluminação pública



Com a unanimidade de 67 votos favoráveis, o Senado aprovou em segundo turno, nesta quarta-feira (12), proposta de emenda à Constituição (PEC) dos senadores Álvaro Dias (PDT-PR) e Casildo Maldaner (PMDB-SC) que autoriza o Distrito Federal e os municípios a cobrarem taxa para custear o serviço de iluminação pública. A taxa poderá ser incluída na conta de consumo de energia elétrica, desde que aprovada pela Câmara dos Deputados, para onde seguirá, agora que passou no Senado.

De acordo com o relator da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Luiz Otávio (PPB-PA), a partir da aprovação desta PEC vários municípios que já cobram taxa de iluminação pública passarão a contar com respaldo legal. Essa cobrança havia sido considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Luiz Otávio argumentou em seu parecer que o custeio das despesas com iluminação pública assumiu caráter dramático, agravado ainda mais pela privatização do setor elétrico, que trouxe mais rigor nas cobranças e suspensão de fornecimento de energia, deixando várias cidades às escuras.

Policiais Militares

O Senado também aprovou em segundo turno, com 63 votos favoráveis e uma abstenção, e remeteu para promulgação, proposta de emenda à Constituição (PEC) que incorpora os policiais militares do extinto território federal de Rondônia aos quadros da União. A medida só se aplica aos policiais que prestavam serviços àquele território na data em que foi transformado em estado.

A PEC estabelece que os policiais militares continuarão prestando serviços ao estado de Rondônia na condição de "cedidos" e submetendo-se às disposições legais e regulamentares a que está sujeita a respectiva corporação militar, observadas as atribuições de funções compatíveis com seu grau hierárquico.

A proposta teve parecer favorável do senador Moreira Mendes (PFL-RO) aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).



12/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para Álvaro Dias, municípios devem cobrar pela iluminação pública

Para Álvaro Dias, municípios devem cobrar pela iluminação pública

Para Álvaro Dias, taxa de iluminação pública vai aliviar municípios

CCJ é favorável à PEC que permite cobrança de taxa de iluminação pública pelos municípios

Companhias aéreas só poderão cobrar taxa de 10% para remarcação ou cancelamento de passagens

Senado aprova taxa de iluminação pública