Do agreste ao Planalto Central - a trajetória do novo Presidente da República
O novo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nasceu há 57 anos, em Vargem Grande, localizada no atual município de Caetés (PE), numa família de pequenos lavradores. Aos 7 anos de idade, mudou-se com a mãe e sete irmãos, como tantos outros retirantes nordestinos, para o estado de São Paulo, onde foi torneiro mecânico, líder sindical e fundador do Partido dos Trabalhadores (PT), e por onde elegeu-se o deputado federal no pleito de 1986.
Na capital paulista, morou com toda a família num minúsculo quarto nos fundos de um bar, na Vila Carioca. Estudou até à 5ª série do ensino fundamental e obteve, numa escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o diploma de torneiro mecânico. Aos 12 anos de idade, conseguiu seu primeiro emprego, e aos 19, empregado em uma metalúrgica, sofreu um acidente de trabalho, perdendo o dedo mínimo da mão esquerda.
O ingresso na vida sindical, em 1966, por intermédio de um de seus irmãos, foi o início de uma bem-sucedida trajetória: em 1969, concorreu ao primeiro cargo no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema, ficando com suplente. Três anos depois, foi eleito secretário-geral da entidade, e em 1975, elegeu-se presidente, cargo para o qual foi reeleito em 1978, com 98% dos votos.
A atuação nas negociações das reivindicações dos metalúrgicos com o empresariado, a condução de movimentos grevistas entre 1978 e 1981 na região do ABC paulista - que o levaram, inclusive, a ser preso e processado com base na então Lei de Segurança Nacional -, e a participação na fundação do PT, em 1980, ao lado de outros sindicalistas, de intelectuais, políticos e representantes de movimentos sociais credenciaram Luiz Inácio Lula da Silva a disputar um mandato eletivo.
Em 1982, Lula concorreu ao governo de São Paulo, ficando como quarto colocado. Em 1984, participou da campanha Diretas-Já, e em 1986, foi eleito para a Assembléia Nacional Constituinte como o deputado federal mais votado do país, com mais de 650 mil votos.
O passo seguinte foi a disputa da Presidência da República. Na primeira tentativa, em 1989, Lula foi derrotado no segundo turno das eleições por Fernando Collor de Mello. Em 1994, disputou novamente o cargo, sendo derrotado no primeiro turno por Fernando Henrique Cardoso, o que se repetiu em 1998. Em 2002, foi eleito presidente da República com 52,8 milhões de votos.
Casado há 28 anos com Marisa Letícia, Luiz Inácio Lula da Silva tem cinco filhos e dois netos.
02/01/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Do agreste ao Planalto Central - a trajetória do novo Presidente da República
Do agreste ao Planalto Central - a trajetória do novo Presidente da República
Saturnino diz que novo presidente da República terá que renegociar regras com o FMI
TSE deve anunciar novo presidente da República logo após as 23h
Livro conta bastidores de lutas políticas e a trajetória de Sarney no Planalto
Congresso começa a organizar cerimônia de posse do novo presidente da República