Dornelles anuncia projeto de retirada do IOF para operações de crédito



O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) anunciou em Plenário, nesta quinta-feira (18), que Comissão de Acompanhamento da Crise Financeira e de Empregabilidade, da qual é presidente, vai propor a retirada do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) que incide sobre as operações de crédito. A medida valeria por um prazo determinado, visando garantir a redução do custo do dinheiro no Brasil durante esse período.

Dornelles explicou que a proposta faz parte de uma série de medidas que deverão constar de um projeto de lei a ser apresentado no mês de julho próximo, com o objetivo de desonerar o investimento e a exportação. Ele explicou que a exportação tem um forte componente de geração de empregos e vem enfrentando graves dificuldades com o problema cambial e com a recessão que atinge alguns países importadores. Desonerando a exportação, o país estaria proporcionando o aumento da empregabilidade e do nível de investimento do setor.

- É necessário tirar toda essa carga de impostos indiretos, esses impostos em cascata que ainda incidem sobre a exportação, e fazer o mesmo, no que se refere ao investimento. Não há razão para tributar o investimento - disse Francisco Dornelles.

Entre as medidas que deverão constar do projeto de lei resultante dos debates da comissão está a ampliação da receita para ingresso no Supersimples. Dornelles lembrou que são as pequenas e microempresas as grandes empregadoras do Brasil e que o Supersimples foi uma medida tributária de grande importância para esse tipo de empresa. Contudo, a adesão ao programa está limitada às empresas que têm uma receita anual inferior a R$ 2,4 milhões. A comissão irá propor a ampliação desse limite, estabelecendo que todas as empresas que tenham uma receita inferior a R$ 3,2 milhões possam entrar no Supersimples.

- Vamos continuar trabalhando, discutindo com o Executivo e com as classes produtoras, para que a economia brasileira possa ter uma posição de pujança e que os efeitos da crise externa que invadem o Brasil sejam os menores possíveis - afirmou o senador.



18/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dornelles pedirá retirada de pauta do projeto sobre imposto sindical

PROJETO DE KLEINÜBING AUMENTA EXIGÊNCIAS PARA OPERAÇÕES DE CRÉDITO

Senado aprova projeto que define limites para operações de crédito da União

CAE analisa projeto sobre limites de operações de crédito para obras da Copa

César Borges anuncia retirada do projeto que alterava lei eleitoral

Projeto facilita operações de crédito de estados e municípios inadimplentes