Dornelles defende sistema majoritário para eleição de deputados e vereadores



O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) anunciou nesta quarta-feira (20), em Plenário, a apresentação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 54/07, que modifica a forma de eleição de deputados federais, estaduais, distritais e vereadores, que passaria do atual sistema proporcional - que leva em conta os votos do partido - para o majoritário, em que é eleito o candidato mais votado, a exemplo do presidente da República.

- O sistema proporcional é um sistema falido, faz com que o eleitor vote em um candidato e veja eleito outro com o qual não tem afinidade - argumentou.

Ele defendeu, para as eleições gerais de 2014, a adoção do voto distrital: cada estado seria dividido em regiões e os deputados mais votados nessas localidades obteriam o mandato, todos tendo vínculo mais forte com a comunidade local. A adoção do sistema majoritário para a escolha dos deputados já nas próximas eleições seria uma transição, e cada um dos estados brasileiros seria considerado um distrito.

- Para 2010, defendo o sistema "distritão". Cada estado seria um distrito e os candidatos mais votados seriam os eleitos e ocupariam uma vaga na Câmara - explicou.

Dornelles fez uma pelo à Casa para que a matéria seja analisada no âmbito da reforma política. A PEC tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e aguarda designação de relator.



20/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dornelles defende sistema majoritário para eleição de deputados e vereadores

Dornelles defende sistema majoritário para eleição de deputados

Aprovado sistema de voto majoritário para eleição de deputados e vereadores

Francisco Dornelles defende adoção de sistema majoritário nas eleições para deputados

Eleição de deputados e vereadores por voto majoritário suscita polêmica

PEC que estabelece voto majoritário para eleição de deputados está pronta para exame